80% dos entrevistados acreditam que novo campus facilitará acesso à UERJ

Universidade divulgou resultado de pesquisa de opinião sobre novo campus Vaz Lobo; mais de 10 mil pessoas foram ouvidas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em quatro semanas de coleta de opinião, pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) ouviram 10.880 moradores e frequentadores de Vaz Lobo e bairros do entorno sobre os cursos de extensão, graduação e atividades acadêmicas que deverão estar no novo campus, em Vaz Lobo, zona norte da cidade. Alunos do Ensino Médio também tiveram voz e registraram suas opiniões junto à equipe na porta de suas escolas, como a Escola Técnica Estadual República (ETER) e o Carmela Dutra.

O levantamento foi realizado em pontos de maior movimentação, como estações de transporte público e pontos de transbordo, praças e parques, shoppings centers e polos comerciais, em 19 bairros de interesse, entre eles: Colégio, Vicente de Carvalho, Honório Gurgel, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Irajá, Madureira e Campinho. A nova unidade será construída na antiga sede da Faculdade Nuno Lisboa.

A pesquisa apontou que 8.837 indivíduos demonstraram interesse em ingressar em um curso de graduação. Entre as principais cadeiras demandadas estão: Administração, Direito e Enfermagem. 80% dos entrevistados acreditam que o campus facilitará o acesso à universidade pública, dando oportunidade desde adolescentes em fase de conclusão do Ensino Médio até idosos que sonham em cursar a universidade. A metodologia adotada teve caráter amostral e apresentou 95% de confiança.

Facilitar o acesso à educação pública de excelência: este é o nosso interesse. Ao instalar um novo campus da universidade, pretendemos proporcionar um futuro com mais oportunidades. Um novo espaço para a propagação de conhecimento e convívio social é o melhor legado que deixaremos“, declarou o reitor Ricardo Lodi.

Advertisement

99% dos entrevistados acreditam que a inauguração da unidade trará benefícios para a região, aquecendo a economia local e contribuindo para a revitalização do bairro.

O resultado da pesquisa indica a carência de oportunidades desta região e, como deputado atuante no bairro, me orgulho em poder contribuir para a transformação urbanística e educacional a partir da instalação da universidade. O campus vai possibilitar a formação de profissionais de excelência, gerar emprego, renda e valorização, bem como o fortalecimento do senso de pertencimento e orgulho dos moradores de Vaz Lobo e bairros vizinhos“, concluiu o deputado estadual Dionísio Lins (PP).

O campus foi viabilizado graças a articulação do deputado junto ao governador Cláudio Castro, com o objetivo de desapropriar o prédio, localizado na Avenida Ministro Edgard Romero, e garantir uma finalidade educacional ao espaço.

Projeto propõe arquitetura contemporânea para as instalações da unidade

A proposta de reforma do edifício já está pronta e foi pensada de forma a oferecer traços contemporâneos ao bairro, que sofre com seu vazio urbano desde o fim das atividades da antiga faculdade.

A valorização dos espaços urbanos é uma das formas que a arquitetura pode contribuir para a transformação das cidades e, neste contexto, a instalação do campus da universidade vai favorecer a revitalização da área, criando para o bairro uma nova referência visual“, destacou Anna Maia, arquiteta responsável pelo projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 80% dos entrevistados acreditam que novo campus facilitará acesso à UERJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui