90 anos do Cristo Redentor: iluminação do monumento será acionada diretamente da Itália

A ideia é reeditar feito da noite de inauguração, que foi em 12 de outubro de 1931

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rego | Agência Brasil

O Cristo Redentor completa 90 anos no próximo dia 12 de outubro. Parte da extensa festa de aniversário será realizada, simultaneamente, no Rio de Janeiro e na Itália, país que guarda parte importante da história do monumento que, desde 2007, foi incluído entre as sete maravilhas do mundo moderno.

No dia 16 de outubro, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Santuário Cristo Redentor e o Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro irão promover o “Dia da Itália” como parte das comemorações pelo 90º aniversário do principal cartão postal da cidade.

O evento irá resgatar a participação italiana na inauguração do Cristo Redentor, ocorrida na noite de 12 de outubro de 1931. Na ocasião, um impulso elétrico foi disparado em Roma pelo cientista italiano Guglielmo Marconi para acionar a iluminação da estátua, distante mais de 10 mil quilômetros da Itália.

Para chegar ao Morro do Corcovado, no Rio, o sinal elétrico disparado em Roma foi captado por uma estação em Dorchester, na Inglaterra, e retransmitido para uma torre em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, de onde, então, foi direcionado para o mecanismo que acionava as luzes do Cristo Redentor.

Advertisement

“A 90 anos de distância, queremos rememorar o importante acontecimento histórico da iluminação do Cristo Redentor com um impulso elétrico enviado de Roma, celebrando a grandeza da obra de Marconi e a excelência científico-tecnológica italiana ainda capaz de aproximar os povos”, enfatizou o cônsul-geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice.

No “Dia da Itália”, será a filha do cientista Guglielmo Marconi, a princesa Elettra Marconi Giovanelli, de 91 anos, quem vai acionar a iluminação do monumento diretamente da Itália.

Nesta reedição do feito de Marconi, o Cristo Redentor será iluminado com as cores da bandeira italiana. Ao mesmo tempo, a Villa Griffone, residência da família Marconi na Itália, será iluminada com as cores da bandeira do Brasil. O local foi palco das primeiras experiências do cientista e considerado monumento nacional, hoje sede da Fundação Marconi e do Museu dedicado a ele.

Busto de Marconi, Cristo de Maratea e Torre de Pisa

O “Dia da Itália” pelo aniversário do Cristo Redentor contará, ainda, com outras três homenagens que reforçam os já estreitos laços de parceria entre Brasil e Itália.

Um busto do cientista Guglielmo Marconi será inaugurado no patamar inferior do Santuário do Cristo Redentor como parte das comemorações pelo aniversário do monumento. Físico por formação, ele é considerado o inventor do rádio por ter descoberto o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), em 1896.

A programação contará, também, com uma homenagem na cidade italiana de Maratea. Localizada na região da Basilicata, província de Potenza, ela também abriga um Cristo, construído entre os anos de 1963 e 1965.

O Cristo de Maratea, instalado no alto do Monte São Biagio, vai ser iluminado com as cores da bandeira brasileira, enquanto o monumento carioca será iluminado com as cores da bandeira italiana.

Outro monumento italiano que será iluminado com as cores da bandeira do Brasil será a Torre de Pisa, no Norte da Itália.

Um concerto da cantora italiana Mafalda Minnozzi irá encerrar o “Dia da Itália” pelo aniversário do Cristo Redentor. O evento será transmitido ao vivo na Itália pela RAI, rede italiana de rádio e TV.

“Com esta cerimônia, queremos também fortalecer as relações de amizade e colaboração profunda e fraterna existentes entre a Itália e o Brasil”, destacou o cônsul.

As ações envolvidas na programação do evento são patrocinadas pelas empresas italianas Enel, Leonardo e Tim, que têm sede no Brasil e são líderes mundiais nos setores de energia, tecnologia e telecomunicações.

Serviço:
O quê: Dia da Itália nas comemorações pelo aniversário do Cristo Redentor
Quando: 16 de outubro de 2021 (sábado), a partir das 17h.
Onde: Santuário do Cristo Redentor – Morro do Corcovado, Parque Nacional da Tijuca
Acesso: restrito a convidados e aos veículos de imprensa devidamente identificados.

Programação:

·17h45: Inauguração do busto do cientista Guglielmo Marconi, instalado no Santuário do Cristo Redentor

·18h15: acionamento da nova iluminação do Cristo Redentor pela princesa Elettra Marconi Giovanelli diretamente da cidade de Sasso Marconi, na Itália.

·19h00: concerto da cantora italiana Mafalda Minozzi

·20h00: Encerramento do evento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 90 anos do Cristo Redentor: iluminação do monumento será acionada diretamente da Itália
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui