92% dos cursos de graduação da UFRJ são ótimos ou muito bons

Guia da Faculdade 2021 do jornal Estado de São Paulo revelou que maioria dos cursos da UFRJ avaliados tem quatro ou cinco estrelas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cidade Universitária

Guia da Faculdade 2021, do Estadão, classificou 92,3% dos 95 cursos de graduação da UFRJ avaliados como ótimos ou muito bons (cinco ou quatro estrelas, respectivamente). Segundo a pesquisa, 19 cursos foram avaliados com nota máxima, 66 foram considerados muito bons e dez como bons.

Para Maria Antonieta Gimenes, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Institucional da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ, os resultados obtidos no Guia da Faculdade/Estadão dialogam com a performance da Universidade nos indicadores do Ministério da Educação (MEC).

O fato de a UFRJ ter 92% de seus cursos avaliados com conceitos ótimo ou muito bom também se observa nas avaliações oficiais do MEC, nas quais se verifica um índice superior a 80% de cursos com conceitos quatro ou cinco. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão – refletida nos projetos pedagógicos dos cursos e na abordagem de seus conteúdos, aliada à capacitação de seu corpo docente, composto de cerca de 90% de doutores – resulta na excelência de seu ensino de graduação, com a formação de recursos humanos altamente qualificados”, aponta.

Segundo a reitora Denise Pires de Carvalho, os resultados da Universidade no estudo revelam a vanguarda da instituição. “A missão da UFRJ de contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade brasileira se confirma com os indicadores. Somos uma universidade centenária que não quer fechar-se para si mesma, mas posicionar-se entre as potências na formação qualificada e emancipadora. Queremos não apenas estar nas melhores posições das avaliações e rankings acadêmicos, mas, de fato, construir respostas para os diversos desafios do nosso século“.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 92% dos cursos de graduação da UFRJ são ótimos ou muito bons
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Somente nesse mundo fantasioso em que vivemos, onde ignoramos a péssima qualidade da produção acadêmica brasileira, que consideraríamos 92% dos cursos da UFRJ ótimos ou muito bons. Jogamos realmente a Série D das universidades, onde estamos mais preocupados em mantermos “alunos profissionais” que vivem de bolsas inúteis do que produzir ciência de verdade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui