História da Rua Uruguaiana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rua Uruguaiana por Luiz Fernando Reis

Um dos lugares mais populares da cidade do Rio de Janeiro é cercado de preconceitos. Muitos passados e alguns presentes. No entanto, nada disso é capaz de estreitar a importância da Rua Uruguaiana.

Inicialmente, o logradouro foi chamado de Rua da Vala. Isso porque, no século XVII, naquela região, uma vala havia sido cavada para escoar o transbordamento da Lagoa de Santo Antônio – que se localizava no atual Largo da Carioca – até o mar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quando a Lagoa Santo Antônio secou, a vala passou a ser usada como depósito de dejetos. Apesar disso, muitas casas e comércios já haviam sido erguidos na rua e por lá ficaram, mesmo com todos os problemas que tinham devido à fossa gigante.

Advertisement

Por conta desse aspecto nada positivo, a ainda Rua da Vala passou a ser um dos lugares menos admirados da cidade. As pessoas que moravam por lá, não eram muito bem recebidas em certos lugares.

Retrato de Antônio Álvares da Cunha, o 1º Conde da Cunha, Vice-Rei do Brasil

Para tentar minimizar essa situação, o vice-rei do Brasil, Dom Antonio da Cunha melhorou a área, tampando a vala que impedia o desenvolvimento da rua.

Em 1739, foi construído o Cabido da Sé, que por quase 70 anos foi a catedral do Rio de Janeiro. Com isso, a fama da rua passou a melhor, no entanto, ainda estava longe de ser a ideal.

A Rendição de Uruguaiana

“Em 1865, o nome mudou para Rua Uruguaiana, em comemoração à retomada brasileira da cidade homônima, no Rio Grande do Sul, no mesmo ano durante a Guerra do Paraguai (1864-1870)” conta o historiador Mauricio Santos.

Teatro Alcazar

Na segunda metade do século XIX foi instalado o Teatro Alcazar, que apesar de não ter boa reputação devido ao passado da rua, teve como principal regente Chiquinha Gonzaga, um dos maiores nomes da nossa música.

banner 1200x800 2 História da Rua Uruguaiana

Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca


Outro monstro da música feita no Brasil tem a história de vida ligada a essa rua. Nesta rua (no número 43) nasceu, em 1767, o Padre José Maurício Nunes Garcia, um dos maiores musicólogos brasileiros. Na mesma residência funcionou um dos maiores redutos abolicionistas do Rio de Janeiro, dirigido por José do Patrocínio e João Glapp.

No mandado de Pereira Passos, a Rua Uruguaiana foi alargada e melhorada. Passou a ter 17 metros de largura e com isso, construções mais elaboradas puderam ser erguidas. Além de melhorar o aspecto visual.

Construção do Metro da Rua Uruguaiana

Nos anos 1970, a rua virou canteiro de obras do metrô. Mas isso não atrapalhou o comércio no logradouro, que nessa época já era intenso, principalmente devido à localização.

Em 1994, o prefeito César Maia inaugurou, na rua, o Mercado popular da Uruguaiana (o popular “camelódromo da Uruguaiana”) para abrigar os vendedores ambulantes da região.

camelódromo da Uruguaiana

Por conta da venda ilegal de alguns produtos piratas, contrabandeados e falsificados no local, algumas vezes ocorrem operações da polícia no mercado. O que passou a alimentar um novo preconceito de uma parcela da população em relação à via.

Apesar de todos os pesares, a Rua Uruguaiana segue firme, conservando sua história e evoluindo com o passar dos tempos. Segue forte no coração da Cidade Maravilhosa e no do povo carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp História da Rua Uruguaiana
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui