O aplicativo de transporte 99 lançou duas novas funcionalidades visando a segurança durante as viagens feitas por motoboys e passageiros no Rio de Janeiro. Uma delas, batizada de Alerta de Velocidade, irá notificar motociclistas sobre os limites permitidos nas vias urbanas. Já o Relatório de Segurança irá fornecer avaliações dadas pelos passageiros sobre o comportamento do motociclista.
Segundo a 99, os recursos farão com que as corridas na plataforma sejam em média 14 vezes mais seguras do que as realizadas fora do aplicativo, de acordo com um estudo mostrando que o DPVAT paga 57,7 indenizações por milhão de viagens em motos em geral, enquanto o aplicativo recebe uma média de 4,1 pedidos para a modalidade. Entre as funcionalidades estão checagens e validações de cadastro, monitoramento em tempo real e uma Central de Segurança 24 horas.
“Diversas pesquisas nacionais e internacionais comprovam que o controle da velocidade é um ponto fundamental para mais segurança no trânsito”, explica Igor Soares, diretor de Qualidade e Segurança da 99. “Para categorias de moto, esse é um fator crítico para a prevenção de incidentes. Esse pacote de inovação é parte de uma evolução constante e se soma a outros 50 recursos de proteção que fazem com que 99,9% das corridas na plataforma sejam concluídas sem nenhuma ocorrência grave.”
Relatório de Segurança
A partir de setembro, o Relatório de Segurança mostrará aos motociclistas as avaliações dos passageiros sobre comportamento na direção – sem vincular essa avaliação a um passageiro específico. Além de mostrar aos condutores quais comportamentos positivos ou negativos eles possuem no trânsito, também será enviado um conteúdo educativo, conforme as avaliações recebidas.
Ao final da corrida, junto com a avaliação por estrelas, o passageiro receberá um pop up com perguntas sobre o comportamento do motociclista. O relatório terá seis tipos de comportamentos na direção, listados abaixo:
- Velocidade segura: manutenção de velocidade dentro dos limites viários;
- Ultrapassagem segura: ultrapassagem de outros veículos com segurança;
- Respeito aos semáforos: redução de velocidade antes de parada no sinal vermelho;
- Equipamentos de segurança: atenção ao uso de capacete e luvas, entre outros itens fundamentais;
- Respeito viário: sinalização de mudanças de faixa para evitar acidentes;
- Distância segura: manutenção de distância segura de outros veículos para garantir espaço e tempo suficientes para evitar acidentes.]
Depois disso, o sistema vai agregar as opiniões dos passageiros e as mostrar aos motoristas, juntamente com mensagens sobre como melhorar os maus e manter os bons comportamentos. Os dados serão atualizados diariamente.
Alerta de segurança
O outro lançamento, Alerta de Velocidade, funciona como um velocímetro no aplicativo que mostra a velocidade em tempo real e emite avisos aos condutores caso o limite seja excedido. Se o condutor ultrapassar o máximo permitido, receberá uma primeira notificação sonora e visual no app. Se estiver 20% acima da velocidade autorizada na via, o aviso ficará ainda mais intenso e com sinal sonoro. O recurso ficará permanentemente ligado durante as corridas.
Além do Rio, o recurso está disponível nas principais cidades do país, incluindo a Região Metropolitana de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Manaus, entre outras.