O Brasil – e isso inclui, claro, o Rio de Janeiro -, tem uma perspectiva futura otimista em relação ao Coronavírus.
Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, o biólogo, doutor e pesquisador Atila Iamarino informa à população, baseado num estudo atualizado promovido pelo Centro de Análises de Doenças Infecciosas do Imperial College, de Londres, na Inglaterra, que, com as medidas de prevenção que o país tomou até agora – como a quarentana para a maioria das pessoas, restrições em relação ao comércio, evitando aglomerações, etc -, o país ganhou tempo para ampliar a infraestrutura para a demanda de atendimentos nos hospitais e, principalmente, para a realização de testes.
Embora estejamos chegando a um número de casos parecido com os ocorridos na Espanha – um dos países mais afetados pelo Covid-19 – no início da pandemia por lá, o Brasil tem “15 dias a menos de Coronavírus” em relação aos espanhóis, pois aqui a situação teve início duas semanas depois.
Então, conseguimos, nesse espaço de tempo, promover as medidas de prevenção necessárias para chegarmos em meados de abril, por exemplo, sem um número de casos tão alarmante – que certamente aconteceria se não tivéssemos nos precavido.
Resumindo, o isolamento que adotamos até aqui foi fundamental para o Brasil ganhar tempo, entender o cenário e não padecer no futuro. Isso tudo, é claro, prevendo um horizonte de testes para combater, de fato, o vírus.
É importantíssimo ressaltar, no entanto, que embora haja um otimismo futuro, ainda NÃO vencemos o Coronavírus, isto é, a situação ainda é preocupante – no momento – e é importantíssimo que as pessoas continuem em suas casas, mantendo a quarentena.