Após denúncia do DIÁRIO DO RIO, Prefeitura lacra imóvel onde viveu Carmen Miranda, depredado por invasores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Viatura da Guarda Municipal na entrada do Arco do Teles, no Centro do Rio, onde fica a antiga casa de Carmen Miranda - Foto: Reprodução

No último sábado (09/05), você leu aqui no DIÁRIO DO RIO, com exclusividade, que a antiga casa de Carmen Miranda, no Centro da cidade, havia sido invadida por uma quadrilha de invasores profissionais especializados em depenar imóveis históricos e vender pedaços dos mesmos. Tudo isto no momento em que cresce a onda de invasões que têm acontecido na região central do Rio de Janeiro. Também está invadido o sobrado número 5, de propriedade do Espólio de Olympio Alves, alvo de uma das maiores fraudes sucessórias da história.

O interior do imóvel ficou completamente bagunçado e destruído após a ação dos invasores, que, segundo testemunhas, já venderam madeiras, janelas e forro do imóvel. Eles retiraram muita coisa de valor, mas ao menos as portas principais do prédio ainda estão no lugar. Obtivemos com exclusividade fotos do interior do imóvel após a ação dos criminosos.

WhatsApp Image 2020 05 11 at 16.47.45 Após denúncia do DIÁRIO DO RIO, Prefeitura lacra imóvel onde viveu Carmen Miranda, depredado por invasores
Interior do imóvel, muito destruído após a ação dos invasores, que vendem madeiras, tábuas e janelas – Foto: Reprodução

No domingo (10/05), após a denúncia do DIÁRIO DO RIO, a Prefeitura, representada por agentes especializados da Guarda Municipal, esteve no local, entrou e lacrou o imóvel, colocando uma corrente. Porém, a reportagem esteve lá na data de hoje (11/05) e verificou que a corrente não possui cadeado. As autoridades já foram informadas e ficaram de providenciar o cadeado.

Também o IPHAN-RJ, órgão de patrimônio Federal, iniciou processo próprio, além de ter também solicitado ação imediata da prefeitura. O órgão agiu rapidamente após a denúncia do DIÁRIO DO RIO.

Infelizmente não é o primeiro nem o segundo imóvel a ser invadido no ponto turístico, que vem se transformando numa favela a céu aberto, com mendigos, dependentes de drogas e moradores de rua. Tudo isto sem contar a constante depredação dos prédios, de onde bandidos especializados arrancam portas, janelas, tábuas corridas e até telhas para vender.

A Prefeitura, salvo a intervenção de domingo, tem demonstrado grande descaso pela história do local, tendo chegado a arrancar lampiões históricos de cobre que ficavam suspensos em arcos de ferro fundido e iluminavam a rua, e substituí-los por refletores chineses de LED, em movimento para agradar os camelôs que vendem cerveja e vodka nas noites de festa e samba tão tradicionais no Arco do Teles. Estes mesmos camelôs deixam as ruas sujas com restos de garrafas e latas e guardam seu material irregular em prédios invadidos.

158922451492418 Após denúncia do DIÁRIO DO RIO, Prefeitura lacra imóvel onde viveu Carmen Miranda, depredado por invasores
Respectivamente, porta da antiga casa de Carmen Miranda entreaberta, após sofrer invasão, e já com corrente, depois da chegada dos guardas municipais – ainda falta um cadeado – Foto: Reprodução/Internet

Detalhadamente falando, a residência onde viveu Carmem Miranda fica localizada na Travessa do Comércio, nº 13, na região conhecida como Arco do Teles, junto à Praça XV. Por lá, inclusive, será instalada a nova sede do DIÁRIO DO RIO, que está sendo restaurada. A área, cujas construções remontam à vinda de Dom João VI para o Brasil e até a períodos anteriores, é bem tutelado pelo Governo Federal. Trata-se de um dos únicos conjuntos históricos que reproduzem a ambiência da cidade à época da vinda do Príncipe Regente.

arco do teles carmen 2 Após denúncia do DIÁRIO DO RIO, Prefeitura lacra imóvel onde viveu Carmen Miranda, depredado por invasores
Antiga casa de Carmen Mirana, nº 13 da Travessa do Comércio – Foto: Reprodução/Internet

Agora, o processo de fiscalização à correta conservação do imóvel será prosseguido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após denúncia do DIÁRIO DO RIO, Prefeitura lacra imóvel onde viveu Carmen Miranda, depredado por invasores

11 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite,
    Referente ao caso olympio jose alves a justição esta sendo omissa porque a unica e verdadeira este viva e tem 3 filhos, portanto esta suposta companheirta dele que foi plantada por golpista a sra Francisca lissandrello
    sendo que em 2004 ele vendeu u,a imovel com o estado de civil de solteiro, nos estamos reunindo o maximo de documento possivel para entrar neste inventario e acabar com esta historia mal resolvida aguardem….

  2. Primeiramente parabéns pela iniciativa, é triste ver o abandono de uma área tão importante para a cidade. Estou fazendo meu Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Praça XV e por conta da pandemia, não vou ao local desde março. Vocês sabem como está a situação no momento?

  3. Feliz por saber que o Diário do Rio estará se instalando ali, um dos poucos que dão atenção integral à cidade e se ocupam com a preservação de toda sua história. Parabéns ao jornal!

  4. Esses FDP, são os mesmos q ñ querem ir para os abrigos, e usam o produto do saque para comprar droga e depois vão para as filas para pegar quentinhas doadas pelas pessoas generosas e solidárias da nossa cidade.
    Cadeia para eles, excluem-se os pobres sem teto e desempregados.
    Tem q separar o joio do trigo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui