Com a autorização de retorno dos fiéis às missas no Rio de Janeiro a partir deste sábado (04/07), respeitando rigorosas determinações do protocolo de segurança, a Catedral Metropolitana de São Sebastião, localizada na Lapa, região central da cidade, providenciou uma série de medidas para poder receber o público.
Com capacidade para comportar, ao todo, cerca de 5 mil fiéis, a Catedral só poderá receber, por enquanto, 1,5 mil pessoas, que devem se inscrever previamente pela internet para estarem aptos a assistir à missa. Na entrada da igreja, além de um sensor para controlar a quantidade de público presente, foram colados selos, para que os frequentadores respeitem o distanciamento social recomendado pelas autoridades de saúde. Etiquetas também foram colocadas nos bancos, para indicar onde se deve sentar, e no chão, para orientar a comunidade no momento da comunhão.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro, a fim de evitar que haja aglomerações, pegou orientações com infectologistas e profissionais de outras áreas da saúde para colocar em prática, de maneira correta, as recomendações preventivas, higiênicas e distanciais. As instruções foram enviadas a todas as paróquias da cidade.
Confira as novas regras para se assistir missas presencialmente nas paróquias do Rio de Janeiro:
- Necessária prévia inscrição pela internet para poder participar das missas;
- Folhetos litúrgicos, antes de papel, agora são digitais;
- Igrejas só podem comportar 1/3 da capacidade total de público;
- Obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção por todos os presentes, incluindo os celebrantes (padres ou diáconos);
- Higienização das paróquias antes de cada missa e distanciamento obrigatório de 2 metros entre as pessoas presentes;
- Na comunhão, a hóstia só pode ser entregue nas mãos (anteriormente, a pessoa escolhia entre receber nas mãos ou direto na boca).
A heresia agradece, agendar pra ir a missa e a comunhão na mão. Ao invés de correr um único risco, que seria a mão do sacerdote, agora é 2 mãos, a do sacerdote e a do fiel.