Governo do Estado anuncia concurso público para a Polícia Civil com 864 vagas

Os cargos terão exigência para os níveis superior, médio e fundamental

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução Internet

O governador em exercício Cláudio Castro e o secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski, anunciaram na noite desta quarta-feira (4/11), durante uma live, a abertura de concurso público para a Polícia Civil. A autorização para o concurso, que acontece no primeiro semestre de 2021, será publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (05/11).

No total, serão 864 vagas para os mais diversos cargos: perito legista (54 vagas), inspetor de polícia (597), técnico policial de necropsia (16), auxiliar policial de Necropsia (12), delegado (47), perito criminal (20) e investigador policial (118). Os cargos terão exigência para os níveis superior, médio e fundamental.

A realização do concurso da Polícia Civil está de acordo com as regras do Regime de Recuperação Fiscal. Na primeira etapa, serão convocados 73 aprovados. Até 2022, serão chamados os outros selecionados, conforme disponibilidade de vagas.

O último concurso da Polícia Civil foi realizado em 2014. No ano passado, foram convocados mais de 190 oficiais de cartório e 160 papiloscopistas. Castro ressaltou que as vagas são para cobrir cargos vagos (em vacância) desde 2017, o que não fere as regras do Regime de Recuperação Fiscal. A corporação tem um déficit de quatro mil agentes e boa parte dos atuais oito mil policiais estão perto de se aposentar

Cláudio Castro ressaltou a importância da Polícia Civil para a sociedade e destacou que o investimento na Segurança Pública é prioridade para o Estado.

Vamos reforçar o quadro da Polícia Civil e reduzir o déficit de 4 mil agentes. Atualmente, a instituição conta com 8.300 homens e mulheres, que realizam o trabalho com afinco. Desde o ano passado, quando criamos a Secretaria de Polícia Civil e a Secretaria de Polícia Militar, os índices de criminalidade vem reduzindo. A abertura desse concurso é possível devido ao nosso controle de gastos. Estamos investindo o dinheiro da população naquilo que é importante” afirmou.

Secretário de Polícia Civil, Allan Turnowski enfatizou a importância e o impacto do concurso público para a área de segurança.  

Agradeço ao governador por reconhecer o esforço do trabalho da polícia. Para os agentes que estão na linha de frente, saber que vai chegar esse reforço é muito importante para que eles mantenham o ritmo de trabalho. Precisamos de pessoas vocacionadas na corporação. Trabalhar na Polícia Civil engloba muitas coisas, e a investigação é a nossa essência. A estrutura que o governo do estado vem criando para as polícias trabalharem gera tranquilidade à população“, destacou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo do Estado anuncia concurso público para a Polícia Civil com 864 vagas

3 COMENTÁRIOS

  1. Tinha que tirar premiação dadas, gratificações, a fim de que prestem um serviço melhor (!!!)
    O orçamento da Segurança Pública quase o equivalente aos orçamentos da Saúde e da Educação somados é um tapa na cara da sociedade (!!!) pelo serviço entregue com direito à milícia, bala perdida e violência policial…

    • Sustentamos oficiais como aquele coronel amigo do Bolsonaro preso com uma menor dentro carro – e que já tinha histórico anterior – com remuneração acima de R$30 mil… Sem contar os oficiais que nem estão nas suas atividades, mas afastados, cedidos ao TJ, ao MP, à ALERJ, ao TCE, e outros órgãos e gabinetes de parlamentares federais… continuando recebendo seus vencimentos da Polícia e mais um complemento da função no órgão cedido.
      Alguém acredita que a Reforma Administrativa vai combater isso(??)

  2. Muito complicado como organizadas as Polícias Civil e Militar do Estado.
    Na PM, Oficiais com altas remunerações, premiações e auxílios, inclusive moradia, não muito diferente daquela paga aos juízes. Sendo a PM responsável pelo policiamento preventivo, pergunta-se:
    Que complexidade temos apara exigir formação superior para oficial(??)
    O que justifica a organização em carreira tão verticalizada com discrepantes diferenças remuneratórias do soldado ao coronel (???) O primeiro até chegar a sargento onde não consegue progredir mais. Oficiais são selecionados por concurso a parte. A maioria que ingressa no oficialato são de brancos, ao contrário dos praças e do suboficialato.
    E o mais importante. Que qualidade temos do serviço entregue(??)

    Já a polícia civil temos organizada em diferentes carreiras: investigador, inspetor, oficial de cartório (e comissário) além de delegado. Neste últimos jovens selecionados por concurso externo, há pouco saídos da faculdade, dando ordens mesmo não familiarizado e sem experiência na atividade policial, em comissários com décadas de servico.
    Tudo errado(!!!) E para piorar muita rixa entre as duas Polícias.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui