A segunda fase da retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, que aconteceria nesta quarta-feira (17/03), foi adiada – a princípio – em duas semanas pela Prefeitura. O anúncio foi feito pelo secretário de Educação da capital fluminense, Renan Ferreirinha, na noite da última segunda (15/03), através de suas redes sociais.
A referida fase, vale ressaltar, abrangeria alunos do 3º ao 6º ano e também do 9º ano do ensino fundamental. Com isso, por ora, continuam tendo aulas presenciais crianças da pré-escola e estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental.
Apesar do adiamento do retorno ao ensino presencial para as referidas séries, o Poder Executivo Municipal diz que a abertura das cerca de 150 unidades escolares aptas ao recebimento dos mesmos anos escolares segue mantida para quarta.
De acordo com Ferreirinha, o objetivo principal da Prefeitura, neste momento, é ”alcançar mais alunos da primeira fase, fortalecendo o foco na alfabetização e na educação infantil”. Ainda segundo o secretário, ”o faseamento do retorno presencial está sujeito a alterações, e isso já era previsto no Plano de Volta às Aulas”.
Vale lembrar que, no final de janeiro, o prefeito Eduardo Paes havia dito que as escolas seriam os últimos tipos de estabelecimentos a fechar no Rio em caso de medidas restritivas mais severas na cidade – que estão acontecendo desde o último dia 05/03.