Com as medidas de prevenção contra a Covid-19, uma biblioteca municipal em Queimados, na Baixada Fluminense, encontrou uma outra forma de realizar o serviço de empréstimo de obras literárias para os moradores do município: o Zé Delivros.
E como funciona? O morador pode encomendar um dos livros da biblioteca através do WhatsApp e eles entregam a obra em casa, com todos os cuidados e a higienização necessária. Cada leitor pode pegar até três livros.
A biblioteca conta com 1.970 obras entre best sellers, clássicos nacionais e internacionais e até livros em braile. Outro destaque do projeto são as versões em quadrinhos de obras de Machado de Assis e Lima Barreto. Estão disponíveis também autores e títulos da Baixada Fluminense.
“O Zé Delivros é um resultado de um festival literário, o Festival Literário da Baixada Fluminense, o Fliba, que nasce na pandemia. Aí surgiu a ideia com nome de votação popular, de entregar livros nas casas das pessoas. Através de um celular, ela manda um Whatsapp, escolhe um livro que está na rede da biblioteca e recebe em casa”, contou Daiane Brasil, idealizadora do projeto, ao portal de notícias “G1”.
O secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Queimados, Rômulo Sales, destacou a importância do projeto: “Entendemos que este projeto que foi criado para um momento pandêmico. Certamente vai ter que durar por muito tempo, porque o livro precisa estar livre e caminhando na casa das pessoas, impactando novas gerações de leitores formados para esse novo momento que se estabeleceu”.