Deputados vão apresentar sugestões ao Plano Estadual de Redução de Letalidade Decorrente de Intervenção Policial

Para Alexandre Freitas, as sugestões enviadas pela OAB, Defensoria e MP estão desconectadas da realidade do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Polícia Militar do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

Os deputados estaduais Alexandre Freitas (Podemos) e Marcio Gualberto (PSL) anunciram nesta quarta-feira, 29/6, no plenário da Alerj que vão encaminhar em conjunto sugestões para o Plano Estadual de Redução de Letalidade Policial, que foi determinado ao Governo do Rio pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Freitas criticou as sugestões ao Plano enviadas pela OAB, Defensoria Pública e Ministério Público, que segundo ele estão desconectadas da realidade. Esses órgãos enviaram propostas ao Plano a pedido do ministro relator Edson Fachin. Entre as sugestões está a prioridade para o uso de armas não letais nas operações.

A violência policial é proporcional à violência do bandido. Se os bandidos do crime organizado e das milícias do narcotráfico não derem tiro para cima da Polícia, policial nenhum sai de casa querendo trocar tiro. O que eles fazem é aquilo que é necessário num momento de confronto”, afirmou Freitas

Segundo o deputado, o que o estado precisa é que a União venha para o Rio de Janeiro, trate a Baía de Guanabara e o litoral fluminense com a urgência e a seriedade que ele exige. “Ali é um antro de tráfico de drogas e armas. Desde 2019, buscamos um centro de comando e controle para essa região e nada é feito. O que precisamos é de mais combate à criminalidade”, disse.

Na última terça-feira o governo do estado realizou uma audiência pública na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para debater a elaboração do Plano com representantes da sociedade civil. A audiência foi conduzida pelos representantes da PGE, das polícias civil e militar e pelo Instituto de Segurança Pública (ISP).

Na ocasião, o procurador do estado Raphael Sofiati informou que o estado abriu consulta pública para receber sugestões de toda a sociedade até o dia 4 de julho. Após esse prazo, o Grupo de Trabalho responsável por conduzir a criação do Plano irá analisar todo o material recebido para, então, enviá-lo ao STF.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputados vão apresentar sugestões ao Plano Estadual de Redução de Letalidade Decorrente de Intervenção Policial

2 COMENTÁRIOS

  1. Só não esqueçam de combinar com os bandidos/marginais/assassinos que possuem armamentos de guerra!. Quanta hipocrisia!… Ou será que eles estão, assim com o $TF, do lado dos bandidos???!.

  2. Colocar câmeras em todos os policiais, como se faz nos EUA. Aliás, gostam tanto de copiar os norte-americanos, então copiem nas coisas boas, principalmente, né???

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui