Segundo dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública – CLP, e compilados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) do Rio, em 2022, o Rio foi a capital do Sul, Sudeste e Centro-Oeste que mais aumentou a classificação no ranking de competitividade, melhorando 21 posições. A cidade passou a figurar também pela primeira vez entre os 50 primeiros municípios brasileiros, liderando a classificação no Estado do Rio de Janeiro.
“O Rio tem como meta se tornar a capital da inovação e tecnologia do Brasil. Várias iniciativas da Prefeitura, de quando liderei a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, vão nesse sentido, como o Porto Maravalley, Web Summit Rio, Programadores Cariocas, Sandbox.Rio, incentivo ao mercado cripto, ISS Tech, entre outras. E um dos principais destaques positivos do Rio no ranking foi justamente na categoria de inovação e dinamismo econômico.”, afirma o ex-secretário e candidato a Deputado Federal, Chicão Bulhões.
No Brasil, o Rio foi a terceira capital que mais aumentou as posições, ficando atrás de Aracaju-SE e Belém-PA.
Quando se analisa a evolução no acumulado de dois anos (2021 e 2022), na comparação com 2020, o Rio também foi a capital do Sul, Sudeste e Centro-Oeste que melhor aumentou a classificação no ranking, melhorando 25 posições. Na comparação com todas as capitais brasileiras, também foi a terceira capital que mais aumentou as posições, ficando atrás de Rio Branco-AC e Fortaleza-CE, e empatado com Maceió-AL.
“O Ranking de Competitividade do CLP é mais um indicador que demonstra a melhora do Rio, em diversos setores. Isso se soma à recuperação da economia nos últimos meses. A taxa de desemprego voltou para um dígito, algo que não acontecia desde 2016, e já foram gerados quase 150 mil novos empregos formais desde janeiro de 2021. Diversas ações da Prefeitura nos mostram que o Rio está voltando a dar certo. E os dados do CLP são mais um indicativo dessa recuperação.”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Thiago Dias.
O ranking é baseado em 65 indicadores de diversos temas, como saúde, educação, meio ambiente, inovação, sustentabilidade fiscal, segurança, inserção econômica, entre outros.
O RJ perde em não ter eleito o Chicão… Aliás vamos ter uma das piores bancadas da história, uma pena que a pauta do desenvolvimento econômico não ressoa entre a maioria dos fluminsense. A sorte é que na capital ele tem passe livre.
Mais uma vez fica evidente que o melhor candidato a deputado federal é de longe o Chicão Bulhões…
Esse cara é muito competente e o Rio ganhou muito com as ações criadas e propostas por ele…
Bolsa de valores verde e o Hub porto maravalley irão trazer a médio longo prazo muitos recursos e novas empresas para a antiga capital…
Parece aqueles rankings da Fifa em que o México fica na frente da Alemanha, sem o menor sentido. Ou alguém em sã consciência pode crer que é melhor fazer negócios em Caraguatatuba-SP do que na capital do Rio de Janeiro?
Outra – o Rio de Janeiro tem uma das melhores estruturas de telecomunicações do Brasil, mas aparece no final do ranking nesse quesito. Qual sentido isso faz?