Maior escola judaica do Brasil, Liessin fecha as portas na Barra da Tijuca

Filial na Zona Oeste do Rio teve as finanças comprometidas pela falta de novos alunos nos últimos anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Liessin Barra da Tijuca (Foto: Reprodução)

Com quase 78 anos de história, o tradicional colégio judaico Liessin anunciou o fechamento de sua unidade da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. O comunicado, assinado pelo diretor Cláudio Oksenberg, foi divulgado para os pais dos alunos na segunda-feira (07/08).

A filial da Barra da Tijuca foi inaugurada em 1998 e encerrará definitivamente suas atividades no início de 2024. Além dela, a rede possui mais dois colégios no Rio, em Botafogo e no Leblon, ambos na Zona Sul do Rio. Fundado em 1975, o Liessin é considerada a maior escola judaica do Brasil.

O motivo para o fechamento do Liessin da Barra, segundo a nota emitida pela instituição, foi a queda de novos alunos observada nos últimos anos, o que compromete a saúde financeira do colégio. Ainda de acordo o centro educacional, as filiais de Botafogo e Leblon têm apresentado crescimento contínuo no número de estudantes.

O Liessin também afirmou que pretende fazer o trabalho de migração dos alunos da Barra para as unidades de Botafogo e Leblon.

Confira a íntegra do comunicado:

Nossa escola está prestes a completar 78 anos de existência. Formamos várias gerações e contribuímos para o crescimento e fortalecimento da comunidade judaica do Rio de Janeiro. Nos tornamos, com muito orgulho, a maior escola Judaica do Brasil e referência em educação.

Alinhado aos nossos princípios de servir a comunidade e acompanhar sua evolução, em 1998, inauguramos a unidade Liessin Barra. Naquele momento, uma grande parcela da comunidade judaica migrava para a região, cujo movimento, ao que tudo indicava, seria constante e sustentável.

Aos poucos fomos investindo na unidade, adquirindo terrenos ao lado e expandindo a escola para uma sede maior, oferecendo à comunidade local a oportunidade de ter uma escola judaica de excelência próxima a sua residência.

Entretanto, ao contrário do crescimento visto nos primeiros 15 anos, a última década vem registrando uma redução significativa na quantidade de alunos da unidade Barra, acompanhando o fenômeno demográfico similar que vem ocorrendo na comunidade judaica da Barra da Tijuca. Nos últimos 10 anos, a unidade Barra teve uma redução de quase a metade dos alunos, a despeito do Ensino Médio ter sido criado na unidade em 2016.

A entrada de novos alunos, especialmente no Infantil, tem sido menor a cada ano e não tem sido suficiente para compensar a saída total de alunos da unidade. Apesar de todo o esforço da Comunidade Escolar (Direção Pedagógica, Colaboradores, Famílias e Alunos) esta queda não tem sido revertida e se encontra em processo de aceleração, ao contrário do que se verifica nas unidades Botafogo e Leblon, que vêm apresentando, nos últimos anos, crescimento contínuo do número de alunos.

A redução expressiva da quantidade de alunos na unidade Barra causa um significativo impacto financeiro à escola, que precisa ser enfrentado. Ante tal cenário e após diversas reuniões realizadas ao longo dos últimos anos entre Direção, Diretório de Pais e Ex-Presidentes da escola, o Diretório de Pais e o Conselho Deliberativo, pela responsabilidade que se impõe a estes órgãos tiveram que tomar a difícil decisão pelo fechamento integral da unidade Barra a partir do início do próximo ano letivo de 2024.

Sabemos do impacto que essa decisão tem na vida de todos os envolvidos. E reforçamos aqui o nosso objetivo de continuar a proporcionar um ensino de excelência, com base nos princípios e valores judaicos, a todos os alunos da unidade Barra. Desejamos que todos os alunos da unidade Barra permaneçam na nossa escola e não mediremos esforços para que todos os alunos e suas famílias possam ser acolhidos nas nossas unidades Leblon e Botafogo e continuem a fazer parte da Família Liessin.

Para facilitar esse momento de transição forneceremos transporte integralmente subsidiado pela escola aos alunos egressos da unidade Barra para Botafogo ou Leblon por, ao menos, 2 anos. Além disso, nosso corpo pedagógico conversará com cada família para entender e resolver cada questão particular.

Para que a escola possa se planejar e fazer eventuais reformas e adaptações que precisem ser realizadas nas unidades Botafogo e Leblon, é fundamental que todas as famílias procurem fazer as matrículas de seus filhos até o dia 30/09/2023, inclusive as famílias cujos filhos estejam nas unidades Botafogo e Leblon. A escola está à disposição para esclarecer todas as dúvidas que as famílias venham a ter e, até essa data, será garantida a matrícula para todo e qualquer aluno.

Reafirmamos que esta difícil decisão é fundamental para garantir a saúde financeira duradoura do Liessin e assegurar os investimentos necessários para que possamos dar novos saltos de qualidade, proporcionando a melhor experiência e qualidade de ensino a todos os nossos alunos. Estamos convictos que esta mudança também gerará uma maior oportunidade de convivência entre nossos alunos, expandindo suas amizades e seus círculos sociais. Nossa escola sairá mais forte e preparada para viver uma nova fase de crescimento, honrando a sua tradição de ser a maior escola judaica do Brasil e referência em educação.

Convidamos todas as famílias para uma reunião presencial na unidade Barra, na segunda-feira, 14/8, às 19:00, onde poderemos dar mais detalhes sobre esta decisão e esclareceremos todas as dúvidas que possam ter.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maior escola judaica do Brasil, Liessin fecha as portas na Barra da Tijuca

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui