Usuários cariocas e fluminenses da Claro foram prejudicados pela desativação completa de um site de celular da operadora por causa do roubo de equipamentos. O crime, que aconteceu na manhã desta terça-feira (19), causou danos irreparáveis ao sistema, com o roubo de todas as placas e equipamentos, esvaziamento de quadro de energia e retirada dos cabos conectores das antenas à rede central da Claro. Como se não bastasse tamanho estrago, os bandidos também levaram a torre de 10 metros de altura. A única solução para o problema seria a construção de uma nova infraestrutura. Funcionários do Claro acionaram a polícia para verificar a extensão do problema.
De acordo coma a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), investigações sobre o crime estão sendo feitas pelo órgão para que os usuários não tenham o acesso à comunicação interrompido, o que foi evitado pela Claro por meio do redirecionamento do tráfego para outros sites. A agência destaca que a ocorrência pertence à área de Segurança Pública, cabendo a ela apenas regular o setor de comunicação.
Acompanhamentos realizados pela Conexis Brasil Digital mostram que o prejuízo das empresas de telefonia com roubo de equipamentos é exorbitante. Somente no primeiro semestre de 2023, o crime de roubo de cabos sofreu um acréscimo de 23,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ainda de acordo com a entidade que representa as principais operadoras de telecomunicações brasileiras, no mesmo período, foram roubados mais de 2,38 milhões de metros de cabos do sistema de comunicação nacional.
Informações: Site Minha Operadora
Matéria incompleta! Pq não coloca o local do roubo dos equipamentos?
Onde foi o roubo da torre e equipamentos? A matéria não diz se foi na capital ou no estado do Rio!
Para crimes de roubo e furto, a mais eficaz solução é uma pena corporal como adotada em algumas sociedades como amputar a mão.