Projeto do novo autódromo do Rio é apresentado em reunião na Câmara Municipal

Vereadores e integrantes do Movimento Pró-Autódromo debateram pontos importantes para a implementação do projeto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Projeção de como será o futuro autódromo do Rio - Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (09/05), praticantes de automobilismo do Rio de Janeiro se reuniram com vereadores na Câmara Municipal para apresentação do projeto que viabiliza a construção de um novo autódromo na capital fluminense, mais precisamente em Guaratiba, Zona Oeste da cidade.

Participaram do encontro, além de integrantes do Movimento Pró-Autódromo, os parlamentares Carlo Caiado, presidente da Casa; Átila Nunes, líder do governo na Câmara; e Zico, presidente da Comissão de Esportes, todos vinculados ao PSD.

O Projeto de Lei Complementar 162/2014 cria uma Operação Urbana Consorciada e estabelece um trecho situado próximo à estação de BRT Mato Alto, entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, como local para a construção.

O PLC determina diversas intervenções na região para abrigar o autódromo, como a criação de novas estações de BRT e incentivo a atividades culturais e shows quando não estiverem acontecendo corridas. A proposta será debatida novamente em uma audiência pública no próximo dia 21/05.

Carlo Caiado ressalta que a construção foi um compromisso firmado pelo Município após a desativação do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, em 2012, para ser erguido o Parque Olímpico.

”A Prefeitura escolheu Guaratiba para construir o autódromo, que também será um parque pensado para questões ambientais, e isso representará um avanço para a região, que também ficará mais movimentada. É uma ação que traz esperança e contribui para o desenvolvimento do Rio, em termos turísticos, sociais e econômicos”, explica o vereador.

Integrante do Movimento Pró-Autódromo e presidente da Federação de Automobilismo do Estado do RJ, Djalma de Faria, por sua vez, destaca a geração de empregos com a construção da pista.

”Depois das Olimpíadas, o Rio de Janeiro viu um crescimento da rede hoteleira, e o autódromo vai proporcionar esse aumento novamente. Num fim de semana, temos mais de 100 carros participando da modalidade, e isso inclui toda uma equipe, de mecânicos a preparadores. É um esporte gerador de emprego e turismo, não podendo faltar no Rio. Com o apoio dos vereadores, esse sonho pode se tornar realidade”, diz.

Por fim, Átila Nunes afirma que o autódromo vai dinamizar toda a economia da região de Guaratiba. ”Existe um grande movimento de apaixonados pelo automobilismo, fora a questão do simbolismo que isso vai trazer para Guaratiba e o resgate do protagonismo do Rio, que é fundamental para a economia. Isso contribui tanto para os amantes do esporte quanto para o cidadão carioca num geral, beneficiado indiretamente pela pista”, conclui.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto do novo autódromo do Rio é apresentado em reunião na Câmara Municipal

15 COMENTÁRIOS

  1. Importante pensar num Autódromo que comporte TODAS as CATEGORIAS: Fórmulas 1; 2; 3; Formula E ; StokCar; Marcas e Piloto; MotoVelocidade 1, 2 e 3; Caminhões…etc

  2. sou totalmente CONTRA!!!!!!
    se o pessoal de Deodoro consegui,após muita luta e batalha, um embargo total da obra vamos causar resistência/resiliência por aqui tbm!!! NÃO AO NOVO AUTÓDROMO AQUI NA PEDRA!!!!!

  3. Interessante. O traçado do autodromo é similar ao Autodromo Nelson Piquet. Mais, uma pergunta: – Mantém a homenagem do nome ao tricampeão Nelson Piquet? Seria justo.

  4. Perfeito. Em tempos de tragédias climáticas, nada mais pertinente que criar um autódromo para produzir poluição sonora e de combustível, em um esporte cada vez mais sem graça, especialmente aos brasileiros pós Ayrton Senna. Ideia somente pertinente para aqueles que sonham em desviar um percentual da obra. Prendam os ladrões!

  5. Perfeito! Acredito na aprovação sem grandes problemas, tirando fora os pessimistas de plantão.
    Um novo AUTÓDROMO vai tornar o RJ um grande Polo de eventos com geração de economia. Eu sou a favor!
    Que esse autódromo leve o nome de AYRTON SENA, que foi o mais brilhante piloto de fórmula 1que o BRASIL já teve na história do automobilismo.

  6. Não tem nada mais necessário para gastar o valor destinado? Tipo: saúde, educação e segurp0ança!
    Gosto de corridas, mas no andar da carruagem, isso é mais um absurdo!
    Desgoverno!

  7. eu apoio demais isso, sou um morador de Guaratiba, as pessoas daqui gostam muito de carros, corridas, customizações, “tunagens”e etc. Isso vai motivar mais sonho de crianças a serem pilotos e etc, sem contar também a economia que vai girar aqui, é só questão de tempo até a F1 querer correr aqui, isso vai atrair um grande turismo gerando mais economia e empresas querendo vir pra cá

  8. Vale lembrar que o atual prefeito jurou de pés juntos na época que o autódromo de Jacarepaguá só seria demolido depois que o novo estivesse pronto e funcionando. Demoliram pra fazer aquele elefante branco daquele parque olímpico e agora ficam batendo cabeça procurando um lugar pra fazer o novo autódromo.

  9. Não estou entendendo, fazer um autódromo zona oeste, pra que? Só pode ser pra destruir as poucas áreas verdes que restam aqui . Nós precisamos praças verdes pra caminhar nossos bairros estão ficando muito quentes , isso não será bom pra nós. O povo precisa de espaço para o povo, devemos manter o verde na zona oeste. Não concordo como pista de corrida vão fazer isso na na Barra lá sim é o lugar certo perto dos ricos. As nossas crianças precisam brincar em parques, colocar transporte público aí sim …

  10. Não conheço a área, mas com certeza irão fazer desmatamento ao invés de plantarem, nunca pensam no planeta? E mesmo nescessário? Por que não revitalizar o autódromo da Barra?

  11. É um excelente empreendimento. O Rio de Janeiro é uma cidade pra ter um autódromo de auto nível assim como ter uma bolsa de valores e uma vultosa rede metroviária. O grande problema é q os projetos nunca são pensados de maneira sistêmica q incluam o desenvolvimento do entorno com ascensão social das populações carentes e um rede metroviária q beneficie não só uma área, mas toda a cidade. Deixou ser feito a li há 5 para PAN de 2007 por exemplo, a linha 4 passou a ser tripa da linha 1 com a exclusão da estação Gávea para as olimpíadas, o BRT Transbrasil não vai chegar até a Candelária sendo mais rápido q o VLT. O Transcarioca q ocupa uns 80% do trajeto projetado da linha 6 Galeão X Alvorada pode se tornar uma longa linha de VLT insanamente, assim como a Transoeste q passa por Guaratiba. Metrô q é bom ligando Barra a Campo Grande por exemplo…nada…….resumindo os benefícios ficam limitados a alguns como os empresários rodoviários e agora os novos atores do VLT, q é bom, porém, não pra longas distâncias e lugares com demanda para o metrô.

    • Perfeito o seu comentário e vou acrescentar que esse prefeito e os seus comparsas do PSD, ficam gastando dinheiro público com coisas que não vão andar, olha o parque olímpico quem usa ??? Enquanto isso, tem escola pegando fogo por causa da falta de manutenção, hospital com goteiras por falta de manutenção esse é o prefeito vagabundo que gastou dinheiro público com show pornografico da Madonna. E ainda tem gente que vota NISSO.

  12. Vai destruir o que para construir essas pistas?

    Vai ser construído pelo Estado, com o dinheiro do povo e depois entregue a alguém como tantos outros casos?

    Há realmente interesse do Carioca por um autódromo?

    Sei não, heim…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui