O Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz, já uma tradição no campus Fiocruz em Manguinhos, Rio de Janeiro, será comemorado no primeiro sábado de outubro, dia 5, das 10h às 16h. A programação oferece uma série de atividades gratuitas que combinam ciência, arte, educação e cultura, garantindo diversão para toda a família. Para aliviar o calor, haverá pontos de hidratação com distribuição gratuita de água para o público.
Entre as principais atrações está o Realejo Científico, que apresentará histórias de mulheres importantes nas áreas de artes, ciência e cultura de maneira lúdica e interativa. Quem gosta de experimentação poderá participar de oficinas que ensinam a fazer tinta invisível e a fabricar moléculas de argila. Outra experiência envolvente será a criação de modelos em gesso, inspirados em elementos arqueológicos encontrados em sambaquis, para explorar os hábitos alimentares de populações antigas.
O evento também oferecerá oficinas de origami, onde as crianças poderão criar borboletas, pipas e aviões que imitam bumerangues e sementes aladas, no gramado do Parque da Ciência. Além disso, o teatro será destaque com as peças É o Fim da Picada! e Paracelso, O Fenomenal, que serão apresentadas na Tenda da Ciência Virgínia Schall.
Os visitantes também poderão explorar o borboletário, o icônico Castelo da Fiocruz e a Pirâmide no Parque da Ciência. As exposições Vida e Saúde: Relações (in)visíveis, no prédio da Cavalariça, e Aedes: Que Mosquito é Esse?, no terceiro andar do edifício principal da Fundação, também fazem parte da programação.
Para além da diversão, a educação em saúde será abordada de forma interativa. As crianças terão a chance de aprender sobre saúde bucal e conhecer diferentes profissões da área da saúde por meio de jogos cooperativos e atividades lúdicas. E para garantir a lembrança do passeio, um estúdio Lambe-Lambe estará disponível para fotos.
O Dia das Crianças no Museu da Vida é uma iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, e conta com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. O evento é patrocinado por diversas empresas, como SC Johnson, Abbott, White Martins e XP Investimentos, e conta com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Programação completa: Dia das Crianças do Museu da Vida Fiocruz
Teatro
‘É o Fim da Picada’
Quando: sessão às 10h30 e 11h30
Onde: Tenda da Ciência Virginia Schall
Idade: a partir de 8 anos
Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: sessões às 13h30 e 15h
Onde: Tenda da Ciência Virginia Schall
Idade: a partir de 7 anos
Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido.
Atividades educativas
Parque da Ciência
Quando: das 10 às 16h
Onde: Parque da Ciência
Idade: a partir de 5 anos
Nesta grande área ao ar livre, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida.
Faça uma tinta invisível
Quando: às 10h30, 13h30 e 15h00
Onde: Centro de Recepção (Anfiteatro)
Idade: livre
Você pode ter canetas e lápis de várias cores, mas já usou uma tinta que ninguém consegue ver? Você já pensou em mandar uma mensagem secreta?
Aerogamis: Aviões de Papel
Quando: das 10h às 12h e das 14h às 16h
Onde: Parque da Ciência (área externa)
Idade: a partir de 8 anos
Os aerogamis são aviões feitos a partir de dobraduras de papel. Eles podem ser rápidos de alta velocidade; eles podem ser grandes planadores, permanecendo bastante tempo no ar ou podem voar com efeitos incríveis imitando bumerangues e sementes aladas. Venha construir alguns desses modelos, lançar e descobrir os seus efeitos incríveis.
Fábrica de moléculas do mundo nanoscópico
Quando: das 10h às 16h
Onde: Parque da Ciência (área externa)
Idade: a partir de 5 anos
Você sabe qual é a molécula responsável pelo cheiro da pipoca? E pelo cheiro do xixi? Venha construir modelos de molécula e descobrir mais sobre o mundo nanoscópico e as pequenas estruturas que formam a vida e tudo ao nosso redor.
Oficina de Pipas
Quando: das 10h às 16h
Onde: Parque da Ciência (área externa)
Idade: livre
Instrutores vão ensinar as crianças a confeccionar pipas e sensibilizá-las a soltar pipa corretamente, evitando acidentes. Está prevista também a distribuição de pipas já prontas.
Arqueologia pública – Um olhar sobre a população litorânea
Quando: às 10h30, 13h30 e 15h
Onde: Sítio Arqueológico
Idade: a partir de 10 anos
Atividade relacionada aos hábitos alimentares de populações encontradas em sambaqui.
Câmara Escura
Quando: das 10h às 16h, com intervalos de 20 a 30 min
Onde: Pirâmide
Idade: a partir dos 5 anos
O visitante terá a oportunidade de explorar e investigar a propagação da luz e como nosso olho funciona. Ah, também vai poder se divertir com sombras coloridas!
Há vida na gota d’água?
Quando: das 10h às 16h
Onde: Pirâmide
Idade: a partir de 5 anos
Através de um microscópio, o visitante será convidado a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecerá uma parcela do mundo microscópico em uma gota d’água.
Bancada de Pasteur
Quando: das 10h às 16h, com intervalos de 20 a 30 minutos entre as sessões
Onde: Pirâmide
Idade: a partir de 5 anos
Esta atividade educativa estimula a curiosidade das crianças por meio de experimentos de química, que utilizam, entre outros, balões, ácidos e velas para discutir o tema de forma acessível e divertida.
Vamos escovar os dentes!
Quando: das 10h às 16h
Onde: Foyer
Idade: livre
Nesta atividade, o visitante pode conhecer e exercitar as etapas necessárias para cuidar da saúde bucal.
Jogo Time da Saúde
Quando: das 10h às 16h
Onde: Foyer
Idade: livre
Jogo cooperativo que propõe apresentar diversas situações-problema, motivando as crianças a encontrarem os profissionais de saúde que podem atender as demandas específicas.
Origami-Borboletário
Quando: das 10h às 16h
Onde: próximo ao Borboletário
Idade: livre
Nesta atividade você poderá ver e aprender a fazer um origami de borboleta.
Realejo Científico
Quando: das 10h às 12h
Onde: próximo ao Borboletário
Idade: a partir de 5 anos
Atividade de contação de histórias sobre importantes mulheres que se destacaram na cultura, na ciência e nas artes.
Visitas e exposições
Borboletário
Quando: das 10h às 16h
Onde: Borboletário
Idade: livre
O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado por duas espécies de borboletas: ponto-laranja e borboleta-brancão. Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre o seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
Castelo Mourisco
Quando: das 10h às 16h
Onde: Castelo Mourisco
Idade: livre
Você irá conhecer o Castelo Mourisco, sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Você também irá conhecer a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
Exposição ‘Aedes: Que Mosquito é Esse?’
Quando: das 10h às 16h
Onde: Castelo Mourisco
Idade: livre
A exposição apresenta no terceiro andar do castelo da Fiocruz o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
Exposição ‘Vida e Saúde: relações (in)visíveis’
Quando: das 10h às 16h
Onde: Cavalariça
Idade: livre
A exposição ‘Vida e Saúde: relações (in)visíveis’ apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.