“Dia de Finados é chuva na certa”, dizia minha avó. Qual carioca nunca escutou essa frase? O ditado popular se baseia na alegação de que sempre chove em Finados, uma crença com cunho religioso que associa a chuva à tristeza. Em diversas culturas, é associada também à purificação, à renovação. E, curiosamente, a sabedoria popular parece estar correta. Nesta última sexta-feira (01/10), um post da jornalista Priscila Chagas viralizou nas redes sociais. Sua equipe descobriu, em um levantamento feito junto ao Sistema Alerta-Rio, que, de 1997 até 2023, em um período de 26 anos, apenas cinco feriados de Finados não tiveram chuva.
A afirmação de que sempre chove é muito mais fácil de ser assimilada em regiões de clima tropical, como o Brasil, por exemplo. Durante o mês de novembro, estamos na primavera para a região Sudeste do Brasil, que é uma estação de transição entre o inverno seco e o verão chuvoso. Assim, a chance de chover em grande parte do país é realmente alta. Só que isso não é regra.
Este ano pode ser uma exceção a essa regra. Apesar da previsão de tempo nublado, não há expectativa de chuva para o Dia de Finados. Segundo meteorologistas, o sábado será marcado por tempo nublado, com algumas aberturas de sol, e sem previsão de precipitação. As temperaturas devem subir, atingindo 31ºC na parte da tarde. Já no domingo, há a possibilidade de chuva isolada.
Bom, sempre choveu.
Nos últimos anos não tem chovido devido estarem brincando com a NATUREZA!