O governo do Rio de Janeiro anunciou que a BK Consultoria será a nova operadora do sistema de barcas do estado a partir de 2025. A empresa venceu o pregão eletrônico ao apresentar o lance de R$ 1,9 bilhão, o maior do processo licitatório. Agora, a concessionária tem até a próxima semana para encaminhar a documentação necessária à análise.
Caso a documentação seja aprovada, a BK Consultoria assumirá a operação no lugar do grupo CCR, responsável pelo serviço até o momento. O atual contrato da CCR, que administra seis linhas e transporta cerca de 40 mil passageiros por dia, será encerrado após reiterados pedidos da empresa para deixar a concessão.
A transição já está sendo planejada. Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, já houve a abertura de conversas com a CCR para garantir que o serviço seja transferido de forma ordenada. Um acordo firmado anteriormente assegura a continuidade do serviço até fevereiro de 2024, reconhecendo uma dívida de R$ 750 milhões com a concessionária atual.
O novo contrato, que será assinado com a BK Consultoria caso todos os trâmites sejam concluídos, terá duração inicial de cinco anos, com possibilidade de renovação por mais cinco. A licitação estabelece ainda que a nova operadora deverá implementar melhorias no sistema, considerado essencial para a mobilidade de milhares de moradores do Rio e regiões próximas.
“A expectativa é de que a nova gestão traga avanços significativos para o transporte aquaviário, proporcionando mais eficiência e qualidade para os passageiros”, destacou a secretaria em nota.
O novo contrato abrange todo o sistema aquaviário?