A cidade do Rio de Janeiro pode sediar mais um grande evento internacional ligado ao poder. Durante a apresentação da programação do Réveillon 2025, nesta sexta-feira (22), no Palácio da Cidade, o prefeito Eduardo Paes (PSD), anunciou que colocou a cidade à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a realização do encontro do Brics, bloco que reúne Brasil, Rússia, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito.
O fato de o País assumir a presidência rotativa do Brics em 2025 aumenta as chances de o evento ser realizado no próprio Brasil. Durante a coletiva de imprensa, o prefeito argumentou que o sucesso na realização da reunião do G20 testifica a capacidade do Rio de Janeiro de sediar grandes eventos internacionais. Paes lembrou ainda que o município é ainda um dos principais destinos turísticos globais de lazer e de negócios.
“Já pedi e estou fazendo um apelo público, oferecendo a cidade do Rio de Janeiro para o presidente Lula receber os Brics aqui, no ano que vem. A cidade está pronta e vai se organizar para fazer mais um grande encontro”, afirmou Eduardo Paes, como repercutiu a CNN Brasil.
Criado a partir da união dos países que representam as principais economias emergentes do mundo, o Brics tem como objetivo incentivar a colaboração entre os países membros em áreas estratégicas, como política, economia, segurança e desenvolvimento sustentável.
Juntos, os oitos países concentram, aproximadamente, 40% da população mundial. O grupos detém mais de um quarto do PIB global, representando uma força significativa no cenário mundial.