O Governo do Estado do Rio de Janeiro abriu espaço para novas parcerias entre instituições belgas e empresas e entidades locais, em um evento marcado pela visita da princesa Astrid da Bélgica nesta quinta-feira (28/11). Recepcionada pelo vice-governador Thiago Pampolha, a missão econômica belga, composta por cerca de 100 representantes do governo e líderes empresariais, culminou na assinatura de dez Memorandos de Entendimento. Os acordos abrangem áreas estratégicas como ciência de dados, energia renovável, produção de vacinas, tratamentos farmacêuticos e celulose.
“Estamos fortalecendo uma tradição produtiva entre o Rio de Janeiro e a Bélgica. Este encontro simboliza muito mais do que um memorando de entendimento. Ele fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inovação,” afirmou o vice-governador Thiago Pampolha durante o evento, realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras.
Parcerias estratégicas e inovação
Os acordos firmados conectaram instituições belgas a empresas e entidades como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Redes da Maré, Prumo, Supermercado Zona Sul, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Nacional do Câncer (INCA), Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), Santuário Cristo Redentor, Porto do Açu e o Jardim Botânico. A princesa Astrid destacou o potencial das parcerias em fomentar negócios e desenvolvimento.
“Estamos ansiosos para aprender e descobrir as prioridades econômicas do Governo do Rio. Penso que podemos trabalhar juntos na área química, atividades portuárias e estamos assinando 40 contratos na área acadêmica essa semana,” disse a princesa Astrid.
Legado e impacto social
Além dos avanços econômicos, a missão belga também incluiu visitas de impacto social. Pela manhã, a princesa esteve na Casa G20, localizada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. O espaço tem como objetivo debater e propor soluções inovadoras para o desenvolvimento sustentável.
Em seguida, a delegação visitou o Solar Meninos de Luz, uma organização filantrópica que atua nas comunidades do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, oferecendo educação integral, cultura, esporte e assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade.
Histórico de cooperação
A visita da princesa Astrid reforça a longa tradição diplomática entre o Brasil e a Bélgica. A bisneta do rei Albert I, o primeiro chefe de Estado estrangeiro a visitar o Brasil em 1920, trouxe uma delegação robusta para renovar os laços entre os dois países. Os acordos assinados no Rio fazem parte de um esforço contínuo de cooperação internacional, focado em inovação, ciência e sustentabilidade.