A Águas do Rio informou que concluiu os serviços de manutenção no Sistema Guandu, realizados em parceria com a Cedae, e finalizou o reparo na adutora de Rocha Miranda, que integra o Sistema Ribeirão das Lajes. O fornecimento de água começou a ser normalizado de forma gradativa nesta quinta-feira (28/11).
O abastecimento em recuperação abrange os bairros das zonas Norte, Sul e Centro do Rio de Janeiro, além dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti, localizados na Baixada Fluminense.
Prazo para a normalização total
A expectativa é que o fornecimento de água esteja normalizado até a manhã de domingo (112), dentro do prazo de 72 horas. Entretanto, em áreas mais altas, nas pontas das redes de distribuição ou onde ocorram problemas pontuais, o tempo de espera pode ser maior.
Orientações para os consumidores
Enquanto o sistema não é completamente restabelecido, a Águas do Rio recomenda que os moradores utilizem a água armazenada em cisternas e caixas d’água apenas para atividades essenciais, adiando tarefas que demandem alto consumo.
Além disso, o abastecimento emergencial com caminhões-pipa está sendo priorizado para unidades de saúde, como hospitais e clínicas, garantindo suporte para serviços essenciais.