Dr. Rawlson de Thuin – cirurgião plástico, editor de saúde do Diário do Rio, entrevista o nutrólogo e neurologista Dr. Rafael Higashi, diretor médico da Clínica Higashi, sobre as possíveis alterações neurológicas recorrentes da deficiência de vitamina b12.
Dr. Rawlson: Além da anemia, a deficiência de vitamina b12 pode causar outras alterações?
Dr. Higashi: Sim. A deficiência de vitamina a b12 pode causar, principalmente, alterações neurológicas que podem ser reversíveis quando tratadas precocemente e irreversíveis quando o diagnóstico é tardio.
Dr. Rawlson: Por que isso ocorre?
Dr. Higashi: A vitamina b12 é necessária para manter intacta a mielina, que é como fosse uma camada protetora dos neurônios, quando estas são danificadas, os nervos e os neurônios podem ficar sem proteção e serem danificados.
Dr. Rawlson: Quais as alterações neurológicas que ocorrem pela deficiência de vitamina b12?
Dr. Higashi: A alteração neurológica mais conhecida da deficiência de b12 é a alteração no estado mental, com sintomas como perda de memória, depressão e até mesmo alucinações visuais e auditivas. A segunda mais comum é a nível dos nervos periféricos, o paciente começa a sentir dormência e dor nos pés e nas mãos, como tivesse colocado as mãos e os pés no fogo, erradamente, muitos utilizam remédios como analgésicos para aliviar o incomodo, mas estes não aliviam e a terceira alteração neurológica, que é a mais temida, é a degeneração progressiva da medula espinhal; como as fibras nervosas da medula são danificadas pela falta da mielina, os movimentos e sensibilidade do nosso corpo ficam prejudicados, o paciente sente fraqueza e dificuldade para andar e a falta de sensibilidade dos membros inferiores o levam também ao desequilíbrio que podem ocasionar em quedas.
Muito boa informação
Muito importante essa informação.Há algum tempo tomei um susto ao saber disso pela minha hematologista e desde de então venho tratando a deficiência em B12.