Listamos 15 lugares maravilhosos pra você conhecer “do outro lado da poça”, na nossa amada Niterói! Vem ver!
Museu de Arte Contemporânea
Desde a escolha do Mirante da Boa Viagem por Oscar Niemeyer, toda a criação da forma arquitetônica do MAC, já expressa em si a potência do museu como lugar que celebra o encontro especial entre a liberdade da criação artística e a sociedade como partes da paisagem-mundo.
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$10 inteira R$5 meia
Ilha da Boa Viagem
Com sua ponte revitalizada para atravessar muitas décadas vindouras, a Ilha da Boa Viagem é um dos mais belos cartões-postais de Niterói.
Fortaleza de Santa Cruz da Barra
Segundo ponto turístico mais visitado de Niterói, possui arquitetura imponente, atraindo turistas e pesquisadores em busca de lazer e história.
Durante os períodos de colônia e império brasileiro, a Fortaleza era a principal estrutura defensiva da Baía de Guanabara e do Porto do Rio de Janeiro.
Parque da Cidade
Localizado a 270 metros de altitude, do Parque da Cidade é possível contemplar uma área de preservação ambiental, duas rampas para voo livre e uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, lagoas e praias oceânicas de Niterói.
Memorial Roberto da Silveira
O prédio abriga importante acervo histórico e iconográfico de Niterói, começando com mais de 200 mil títulos digitalizados contendo dados da cidade de Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e da vida do ex-governador Roberto Silveira.
Campo de São Bento
Principal jardim público de Niterói com cerca de 36 mil metros quadrados, situa-se no coração do bairro de Icaraí, zona sul da cidade.
Funciona diariamente das 7:00 às 19:00 horas
Feira de Artesanato das 9:00 às 15:00 horas – aos Sábados, Domingos e Feriados.
Horto Botânico de Niterói (Horto do Fonseca)
Com cerca de 8 mil metros quadrados, conta com pistas de skate, patins, área para caminhada, playground para crianças, local de convivência, quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias (uma delas para a terceira idade) e rotas de acessibilidade para portadores de deficiência.
Aberto diariamente das 09h – 18h
Mercado São Pedro
Tradicional mercado público municipal de peixes e frutos-do-mar da cidade de Niterói.
Milhares de pessoas circulam por suas dependências todos os meses – donas de casa, proprietários chefs de grandes restaurantes da região e do país – consumindo os diversos tipos de pescado que são provenientes, em sua maioria, da Região dos Lagos.
Funcionamento: Terça a sábado, das 6h às 18h
Domingo, das 6h às 16h
Solar do Jambeiro
Construído em 1872 pelo rico português Bento Joaquim Alves Pereira, o Solar é um exemplar da arquitetura residencial urbana do Século XIX. Em 1892, foi adquirido pelo diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy, que, em 1920, passou a morar no local. Foi tombado pelo IPHAN , em 1974.
Teatro Popular Oscar Niemeyer
O Teatro Popular conta com palco reversível, que pode ser utilizado por uma plateia interna ou aberto para uma praça, abrigando espetáculos ao ar livre para até 10 mil pessoas. Uma parede de vidro permite que o público veja a Baía de Guanabara no interior do teatro. A fachada exibe cerâmicas com desenhos de Niemeyer.
Caminho Niemeyer
Segunda cidade do mundo com o maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, superada apenas por Brasília, Niterói abriga, em um terreno à beira mar, um complexo arquitetônico de caráter popular com o objetivo de promover a arte e a cultura, com edificações que, juntas com o MAC, formam um caminho ao longo da orla denominado Caminho Niemeyer.
Ensaio na quadra da GRES Viradouro
Vice campeã do carnaval 2019
Visitar Portugal Pequeno
Suas casinhas coloridas podem ser vistas do lado direito da Ponte Rio Niterói um pouco antes de chegar na praça do pedágio.
Vale à pena conhecer esse pedaço de Portugal em Niterói.
Trilha da Pedra do Elefante
A Pedra do Elefante fica na divisa entra as cidades de Niterói e Maricá. A trilha faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
Conhecer as praias da Região Oceânica
Um conjunto lagunar e de praias paradisíacas: Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara (paraíso dos surfistas)
Tem dicas de mais lugares pra visitar em Niterói? Deixa aqui nos comentários! Aproveita pra seguir a gente lá no instagram.com/diariodoriorio
Use #diariodorio nas fotos da Cidade Maravilhosa e faça parte do nosso mural de AMOR ao Rio!
Fonte: http://visit.niteroi.br/
Muito bonita a cidade, ainda irei conhece-la toda, incluindo as praias da região oceânica.. show…parabéns…
Faltou a igrejinha de São Francisco entre São Francisco e Charitas.
Faltou o bolinho de bacalhau do Caneco Gelado do MARIO.
Boa tarde! Faltou falar da Igreja de São Lourenço dos Índios, que a segunda igreja mais antiga do Brasil e a primeira do Estado do Rio de Janeiro.
Faltou os bares e restaurantes da orla de São Francisco e Charitas
Faltaram dois lugares:Parque das Águas e o Parque das Ruínas
Precisamos olhar mais pras maracilhas como essas do nosso Estado. Parabens a todos.
Para completar essa ótima seleção e avançar em cantos e segredos dou mais 5 dicas bem legais:
MUSEU JANETE COSTA DE ARTE POPULAR
Quase em frente ao Solar do Jambeiro, uma antiga construção, maravilhosa e muito bem reestruturada. Exposições bem elaboradas e com interatividade. Agrada adultos e crianças.
IGREJA DE SÃO FRANCISCO XAVIER
Localizada entre as praias de São Francisco e Charitas, uma construçao de mais de 300 anos linda e com uma vista encantadora.
MUSEU DE ARQUEOLOGIA DE ITAIPU
Funcionando na antiga casa das mulheres o Museu reúne artefatos e os sambaquis da pré historia fluminense.
QUlLOMBO DO GROTÃO
No Engenho do Mato está localizada a comunidade quilombola do Grotão com seu espaço cultural onde é possível, nos finais de semana, apreciar uma deliciosa feijoada ao sim de rodas de samba e capoeira.
TRAVESSIA TUPINAMBÁ -PARNIT
Recentemente reestruturada a trilha que liga a região da baía de Guanabara à Oceânica conta com guias e demarcações, oferecendo mais segurança aos trilheiros
Linda minha cidade Deus nos abençõe e proteja…Salmo 91
Visitem também o Parque Municipal das Águas Eduardo Travassos, no centro de Niterói