Consideradas extintas no Rio, antas são reintroduzidas em reserva ecológica

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Prefeitura

O casal de Tapirus, Magali e Jorge, popularmente conhecido como antas, foram soltos na Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu, um área de proteção ambiental de 6,6 mil hectares. Maior mamífero terrestre do Brasil, a espécie foi considerada extinta na natureza no Estado do Rio.

Nascidas no Jardim Zoológico, em São Cristóvão, o casal agora faz companhia na floresta a Flora, Júpiter, Eva, Valente e Floquinho, antas que foram reintroduzidas na área por meio do projeto. Na semana que vem, mais dois exemplares, oriundos de Sorocaba (SP), serão soltos na mata. Em seguida, será a vez de Aluísio, irmão de Jorge e Magali que ainda vive no Zoológico do Rio.

anta 2 Consideradas extintas no Rio, antas são reintroduzidas em reserva ecológica

Os animais soltos recebem um colar com GPS e rádio transmissor, brinco de identificação e microchip embaixo da pele, para que sejam monitorados. A partir dessa reintrodução, o projeto vai pesquisar a capacidade de dispersão de sementes e ecologia espacial feita pelas antas, com a expectativa de que elas dispersem para o Parque Estadual dos Três Picos e outras áreas florestadas na região.

anta 3 Consideradas extintas no Rio, antas são reintroduzidas em reserva ecológica

No Rio, o último registro do animal em seu habitat natural foi no início do século passado, no ano de 1914. Para ajudar a mudar essa realidade, um projeto apoiado pela Prefeitura, o Refauna, está reintroduzindo antas na Mata Atlântica.

A reintrodução na natureza de um animal ameaçado de extinção é um momento muito importante para o meio ambiente e para a sociedade. E o zoológico cumpre um importante papel nesse processo. A função do Zoológico do Rio, por meio da Fundação RioZoo, é também esse tipo de atividade, de soltura e de estímulo à reprodução de animais que estão em extinção. O zoológico não é só para exposição de animais, mas tem que defender também a conservação das espécies animais. A soltura dessas antas é um momento histórico“, afirma Suzane Rizzo, presidente da Fundação RioZoo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Consideradas extintas no Rio, antas são reintroduzidas em reserva ecológica

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui