A História da Proclamação da República

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Proclamacao da RepublicaApesar de parecer óbvio tem algumas pessoas que não sabem que no dia 15 de Novembro é celebrado a Proclamação da República, por exemplo, o sobrinho da namorada não sabia, mas sabia que a Holanda guerreou por sua independência com a Espanha, vai entender.

 

Pois, apesar de achar que a República naquele momento foi um erro e que pagamos seu preço até hoje (o Golpe de 64, por exemplo, é eco dos militares que tiraram Dom Pedro II do poder). Mas aqui minha opinião pessoal não importa e sim o fato que a Proclamação da República é diretamente ligada a história e a geografia do Rio de Janeiro.

Advertisement

Por exemplo, se não fosse a Rua do Ouvidor talvez o Império tivesse durado mais alguns anos e saído por uma revolta civil e não militar. Sem dúvida a História do Brasil seria completamente diferente se o Rio ainda fosse a Capital do Brasil e não Brasília tão distanciada do povo.

 

A Proclamação também mudou o nome de muitos lugares do Rio, como a Praça Tiradentes (bem no meio dela fica uma estátua de Dom Pedro I), a Praça da Aclamação virou Praça da República e o Paço Imperial tornou-se Praça XV de Novembro. E por aí vai.

 

Bem,  como vivemos presos em engarrafamento fico escutando Podcasts. E mês passado descobri o Visão Histórica que, como o próprio nome deixa a entender, é sobre História, uma das minhas paixões. O da semana passada foi exatamente sobre a Proclamação da República, acho que podemos aproveitar o feriadão e escutar um pouco. São vários fatos que não aprendemos na escola, como os que disse acima, ou que o Marechal Deodoro da Fonseca não queria exatamente uma República naquele momento e sim tirar o Visconde de Outro Preto como Ministro da Guerra, já que o Marechal era muito amigo do Imperador.

 

Entra lá e baixe o Podcast e quem tiver mais dicas de onde podemos pegar mais informações históricas do Rio de Janeiro coloque ai nos comentários.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A História da Proclamação da República
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui