A importância da avaliação de um imóvel para a aquisição ou venda

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A importância da avaliação de um imóvel para a aquisição ou venda

Na hora de adquirir um imóvel, a principal preocupação dos investidores é em relação aos riscos e benefícios que este investimento poderá proporcionar a curto ou longo prazo; e caso esta transação imobiliária não seja amparada por uma rigorosa avaliação feita por profissionais competentes, o investimento pode se tornar prejuízo e uma grande dor de cabeça.

Além de definir as condições do imóvel e seu entorno, o laudo técnico também aponta o valor do mesmo no marcado imobiliário, segundo uma série de normas técnicas definidas pela NBR 14.653-1 – que constata o local de fato, mediante a uma avaliação criteriosa e minuciosa podendo influenciar positivamente ou não no valor do imóvel.

Na hora de procurar apartamentos novos para aquisição ou imóveis para locação, muitas vezes o investidor passa desatento a certas informações que possam ser de valia quanto ao valor do bem.

Advertisement

Dentre os principais critérios a serem levados em consideração na hora de estipular um valor para o imóvel, o valor do aluguel é um dos que não deve ser considerado como principal; pois independente da rentabilidade que o aluguel pode apresentar, ele não invalida o real valor do imóvel no mercado segundo as normas adotadas pelo profissional no ato da realização do laudo técnico.

Nestes casos, é o profissional de Engenharia, Arquitetura ou um corretor – no ato da avaliação – quem está apto para apontar as vantagens e os riscos na obtenção do bem, e assim apresentar no laudo seu real valor no mercado.

O papel do Consultor de imóveis na avaliação imobiliária é muito significativo, pois este profissional é um conhecedor do mercado e está apto para avaliar e definir os preços dos mesmos, tendo em vista a valorização dos bens, concorrência e demanda. Afirma o site da Agente Imóvel, que é especialista em valores dos apartamentos no Rio de Janeiro.

Este profissional também é especializado em intermediar transações de compra, venda e aluguel; Seu trabalho é assessorar e facilitar o contato e o encontro entre o investidor e o proprietário, buscando ofertas mais lucrativas para seus clientes.

Dentre os principais critérios a serem levados em consideração na hora de estipular um valor para o imóvel, o valor do aluguel é um dos que não pode ser considerado principal; pois independente da rentabilidade que o aluguel pode apresentar, ele não invalida o real valor do imóvel no mercado de trabalho segundo as normas adotadas pelo profissional no ato da realização do laudo técnico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A importância da avaliação de um imóvel para a aquisição ou venda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui