A nova fase das colunas sociais do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Vida privada, fama, reconhecimento e glamour amplamente divulgados na imprensa. Ao longo dos anos as colunas sociais, espaço tradicionalmente dedicado à informações sobre a vida de celebridades, personalidades em evidência, políticos e empresas, e, geralmente, publicadas nos jornais impressos, foi deixando de fazer parte da rotina intima de leitura dos cariocas acostumados a consumir essas notas.

Perdendo força com o passar do tempo, em função da constante mutação das formas de se consumir notícia e até deixando de ser interesse do público em geral, esses informes já tiveram um passado glorioso no noticiário do Rio de Janeiro em uma época não tão distante assim. Os colunistas que escreviam sobre a vida de pessoas famosas, também eram verdadeiros expoentes do segmento. Figuras facilmente reconhecidas e bem relacionadas na high society. Com milhares de pessoas, que abriam os jornais diariamente pela manhã e iam direto para o caderno social.

Em um contexto geral, a mídia impressa não tem mais a relevância de outrora e as vendas de jornais físicos tem caído exponencialmente. Paralelamente a isso, a difusão e o acesso à Internet e a outros meios de comunicação, como os serviços de streaming, tem sido cada vez maior por boa parte da população, fazendo com que a concorrência e busca por outros assuntos fique mais acirrada.

Outro fator que contribui para o esvaziamento do consumo dos jornais impressos, são as redes sociais. Atualmente, os artistas, políticos e qualquer pessoa que desperte o mínimo de interesse da audiência, produz seu próprio conteúdo sobre sua vida privada na web, se tornando um meio mais democrático de consumir informação.

Advertisement

No entanto, mesmo com um público reduzido, alguns desses jornalistas seguem fazendo relativo sucesso na web com um número considerável de acessos e mantendo a relevância no que se refere a publicação de notícias nas colunas sociais.

Confira alguns dos colunistas e blogs mais interessantes sobre coluna social atualmente

Entre tantos colunistas sociais importantes, o DIÁRIO DO RIO também têm um espaço reservado para falar sobre a Vida Carioca. Escritas pelo jornalista e colunista social Pedro Henrique de Sousa.

Franklin Toscano
Jornalista, Economista, Blogueiro e Assessor Especial do Prefeitura do Rio. escreva mais Uma personalidade que transita em todos os círculos, festas e também no meio empresarial, Franklin é embaixador do Rio, e tem boa penetração no meio da política.

Yuri Antigo
Jornalista Paulista com mais de 15 anos de experiência em Comunicação (Assessoria de Imprensa; Relações Públicas; Gestão da Reputação; Prêmios & Reconhecimentos). Formador de Opinião e influencer digital.

Sylvia de Castro
Jornalista, nascida em Washington D.C, carioca por opção, jornalista formada pela PUC RJ e escritora de livros infantis.

Lu Lacerda
Luciana Lacerda é jornalista, pesquisadora, fotógrafa, ama a terra, ama o mar, ama o sol, ama homem, ama comer, ama beber, ama o Rio, com os pés no Sertão e a cabeça no mundo.

Isabel Almeida – BSB Flash
Jornalista, colunista social e editora do site Bsb Flash.

Ailton Pitombo
Ailton Pitombo é jornalista e formador de opinião tem formação em maquiador e cabeleireiro pelo Institute National des Arts de La Coiffure em Paris, Academia Toni & Guy em Londres, Regina Kuligovsk em Buenos Aires e pela Trucco Sebastian em Los Angeles.
Dirige o Instituto Elizabeth Pitombo que fica na Maison Pitombo e é coordenador dos concursos: Miss Feira, Miss Feira Mirim, Mister Feira e miss Melhor Idade em Feira de Santana, Bahia.

Eder Meneghine
Profissional com mais de trinta anos de experiência, Eder Meneghine começou sua carreira dentro desta área como arquiteto de interiores e conquistou renome internacional, com seu bom gosto, equilíbrio e elegância. Hoje, totalmente focado na área de eventos, é referência na mídia e seu trabalho assina os melhores momentos festivos do mundo social, artístico e empresarial do Brasil. Junto a seu sócio e chef Hugo Oliveira, mantém um sofisticado buffet com materiais exclusivos para atender a qualquer tipo de evento.

Zé Ronaldo
José Ronaldo Muller é jornalista e colunista carioca. Em seu Blog, fala sobre life style, gastronomia, viagens, hot spots muitas caminhadas pelos calçadões do mundo.

Hildegard Angel
Jornalista e atriz. Filha da estilista Zuzu Angel e de Norman Angel Jones, irmã de Stuart Angel Jones. Hildegard trabalhou como atriz no teatro, no cinema e na televisão nas décadas de 60 e 70, antes de se tornar conhecida no jornalismo, especialmente como colunista social a partir dos anos 1980. Dedicou-se ao colunismo social no jornal O Globo, e, posteriormente, de 2003 a 2010, no Jornal do Brasil. A colunista não posta mais com a mesma regularidade de antes, mas seu portal continua ativo.

Dirceu Ezequiel
Atuando há mais de 40 anos no Turismo. Ezequiel é ex presidente da Abrajet-RJ e criou o Premio PIT. Além disso, foi assessor de imprensa do Hotel Gloria e do Sindetur-RJ. Teve passagens no Brasilturis e no Jornal do Commercio do RJ,onde foi editor de Turismo.

Nina Kaufmann – Visão da Moda
Formada em Serviço Social na Universidade Gama Filho no Rio de Janeiro, Nina foi responsável por trazer a marca Mango para o Brasil. A blogueira, também promoveu lançamentos das luxuosas marcas: Prada, Dior, Emilio Pucci, Burberry, Ferragamo, Carolina Herrera .


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A nova fase das colunas sociais do Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui