A partir de janeiro, Rio terá medidas específicas para conter a Covid-19

A nova gestão começará os trabalhos nesta linha no próximo dia 03/01. Um aplicativo para mapear casos e possíveis restrições em áreas com maior índice da doença estão previstos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Andre Coelho/Getty Images

Eduardo Paes e futuros secretários de algumas pastas estão preparando medidas específicas para conter a Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Entre as iniciativas, que começam no próximo dia 03/01, está um aplicativo para facilitar o atendimento de pessoas que tenham sintomas e possíveis restrições em áreas com maior índice da doença.

Sobre o aplicativo, um profissional de saúde entrará em contato com a pessoa que está com suspeita de Covid-19 e, se houver necessidade, agendará a realização de exames para a detecção do Coronavírus. Caso seja preciso, acontecerá um encaminhamento para uma unidade de saúde próxima.

Ações pontuais, baseadas nas áreas da cidade e quantidade de casos nas mesmas, serão postas em práticas. Segundo os planos do próximo secretário de saúde, Daniel Soranz, as restrições a serem implantadas levarão em conta a situação da epidemia (número de casos e de mortes) nas 33 regiões administrativas do Rio.

A classificação por região será definida em uma escala de risco médio, alto ou muito alto. Isso poderá fazer com que o comércio seja limitado ou mesmo fechado em um conjunto de bairros e liberado em outros. Além de outras ações, inclusive em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Advertisement

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO há algumas semanas, Daniel Soranz falou sobre os planos da secretaria de saúde que assume em janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A partir de janeiro, Rio terá medidas específicas para conter a Covid-19
Advertisement

37 COMENTÁRIOS

  1. O vírus foi lançado na China e lá, já está tudo normal,festas,shows, enquanto que aqui no Brasil tornou-se um vírus seletivo,pois, durante as eleições,tudo sem restrição,inclusive a comemoração da vitória do sem vergonha do Paes.Querem tudo fechado,mas,o povo precisa trabalhar,só pede tudo fechado quem tá com grana sobrando.Isolamento social é uma tremenda furada!!

  2. Ladrão é esse bispo maldito e toda corja da IURD. Isso aqui NÃO É NEM NUNCA SERÁ UMA TEOCRACIA como eles querem. Vão ficar querendo! Política e religião ñ se misturam. Tivemos o PIOR prefeito da história nessa cidade. Qq coisa é melhor que Crivella. Taí o resultado de colocar um bispo incompetente para prefeito. NUNCA MAIS. VAI PREGAR PRA TUA CAMBADA DE ANALFABETOS POLÍTICOS!

  3. Pelo que vi na maioria dos casos, os problema das pessoas são o desgracado do dinheiro.Mas do comercio? E as dúvidas? E as contas? Nessa pandemia aprendi que o dinheiro é mais importante do que quase 200 mil mortes.Eu por exemplo perdi minha mãe,estou desempregado a quase dois anos, mas tô vivendo.Tudo pra vocês é o dinheiro né? Deixa morrer algum de vocês pra verem o que é bom pra tosse.

  4. Vamos por partes. ” Transporte de massa” comi diz o nome é lotado. Em Paris, Tóquio ou Nova Iorque metrô circula lotado. A guerra da Grobo criou ao “transporte coletivo diferenciado ” onde os usuários viajaram afastados , sentados, …É por aí vai. Isso não existe em lugar nenhum do mundo. O “Dudu começar o governo com um aplicativo que coordena atendimento só pode ser brincadeira. Tradicionalmente a saúde é um antro de descontrole e carências de tudo que facilitam o desvio de verbas milionárias. Na saúde convivem o médico e o monstro, o médico seria o salvador de vidas e o monstro é o mesmo médico que falta plantão , desvia material oara sua clínica particular, e faz contratos fraudulentos com a administração . Não vai ser Dudu que mudará esse cenário.

  5. O RIO DE JANEIRO TEM QUE SE LEMBRAR DE BÚZIOS. FOI SÓ O COMEÇO!! MANIFESTAÇÕES JÁ. AS PRAIS ESTÃO JA CHEIA DE BLOQUEIOS.

    E XOMO EXPLICAR A AGLOMERAÇÃO DO EDUARDO PAES NA SUA COMEMORAÇÃO COM VÁRIOS SEM MASCARAS? NA PROPORÇÃO DO ESPAÇO EM QUE ELES ESTAVAM É ILGA A * PRAIA LOTADA *.

    QUEREMOS OS MUNROS EXATOS DOS MORTO SÓ POR COVID!!! CHEGA DE NOS MANIPULAR.

    SECRETARIO DE SAUDE. GERAL DOS DONOS DAS IS ESTÃO CITADOS OU PRESOSSIM POR CORRUPÇÃO.

  6. Tem que voltar a restrições urgentes. Já são quase 200 mil mortos no RJ. Bares e restaurantes fechar as 22hrs. Fechar o acesso nas praias. Priorizar o dellivery.
    Abrir o q for essencial. Pq daqui q apareça uma vacina realmente as mortes vão irão dobrar. Só o RJ, insiste em deixar tudo aberto sem limites de horários. Até karaokê funciona. Não é fechar tudo e sim reduzir horário de pessoas em barzinhos, restaurantes. Cinema? Não! Sei um decreto ou uma restrição severa vai morrer muita gente! Prefeito Eduardo Paes, salve vidas antes de visionar só o dinheiro. Não é fechar mas limitar horário no caso de bares, restaurantes e self service. Praia? Na areia não! Fazer teste em massa? Não tem vaga em hospitais para internar mais de 4 milhões de infectados.
    Restrição ajuda, ficar em casa ajuda, foi assim q a curva abaixou !!!

  7. A culpa não é dos governantes e sim da população, ninguém respeita nada. Ninguém é obrigada a frequentar cinemas ou shopping, mais estão lá! Inauguração e filas. O povo de toda a classe social. E lamentável fingir que está tudo normal. Se fazer de ignorante!!!

  8. Olha como esse secretário é um verdadeiro IDIOTA, ele vai fechar o comércio em um bairro com risco alto, será que ele esquece que as pessoas vão migrar para os outros que estejam com a estatística favorável ? Aplicativo … Se na época que ele foi prefeito o 1746 que ele inventou já não funcionava. Eu fiz uma reclamação e depois de 1 ano me enviaram um email…

  9. É muito fácil falar fechar tudo, quando não se depende do comércio aberto para levar o pão para dentro de casa!Fecha tudo, e quem depende das lojas abertas para sobreviver,pois é seu único meio de renda!Acho que devem aumentar a fiscalização em relação as máscara, uso de álcool, aglomerações,etc!Se fechar tudo quem não morre de Covid morre de fome!!!

  10. Não deveria era ter tido a eleição isso sim.
    Mas o povo é burro , quem precisa se ferra como sempre pois o deles é garantido.
    Não só deles mas de uma terça parte do Rio de janeiro , agora quem precisa , toma .Nas eleições ninguém falava de covid até a Globo tinha esquecido acabou a eleição dois dias depois , o índice subiu 100% vai entender .
    É mas como assim subiu do nada ? Ou estava escondendo ? De fato é senão tivesse as aglomeração nas ruas de bandeirinhas pessoas trabalhando aglomerado não teria esse alto índice de hoje .

  11. Esse país realmente não tem jeito com esses políticos hipócritas, antes das eleições eles mesmos faziam aglomeração junto a população para campanha política, por isso não votei em nenhum desses candidatos e meu voto não dou para esses safados. Nojo desses políticos,pois a única coisa que sabem fazer é usar a população para proveito próprio.?

  12. Tem que fechar tudo e começar do zero dinovo doa a quem doer . Pois si a situação está assim a culpa não é só do governo e da população também que fez pouco caso

  13. Tem de colocar os hospitais de campanha em funcionamento e treinar ess s médicos inclusive da upas, cadê os hospitais de campanha? Quanto dinheiro gasto e nada.

  14. Este vírus não é o que querem que a gente acredite. A Rocinha é a maior favela da América do Sul e ninguém morre lá que é um local insalubre.
    Existe o vírus, mas existe muita mentira.

  15. Enquanto as pessoas continuarem indo para as praia bares e baladas nao adianta nada. Tem que fechar e proibir e coibir esses estabelecimento infelizmente as pessoas nao respeitam e nao acredita no virus e os donos dos estabelecimentos tambem nao ligam para nada so visam lucrar.

  16. Não haverá eficácia enquanto não houver colaboração das pessoas que andam em baladas, bares, praias e só se preocupam consigo mesmas. O prefeito vai aplicar medidas parecidas com as que Doria aplicou em São Paulo, mas infelizmente, as pessoas só sabem repetir igual papagaio que tudo é poticagem. O fato é que enquanto existirem políticos haverá politicagem, mas o importante é saber avaliar quando um líder de governo usa a política para salvar, para destruir ou ignorar vidas.

  17. Acho muito engraçado fecha as lojas do Shopping fecha tudo menos a praça de alimentação Onde fica milhares de pessoas comendo, pertinho do outro juntos

  18. Sou a favor de alguma restriçoes e cuidado e prevenções mais o curioso que fechar o comércio contra aglomeração pode mais ir votar pode ,ir baile lotado pode

  19. FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE CANAIS ADULTOS E CONMEBOL TV PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBEM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA…,,
    SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO
    WATSAP 11967425209

    • Interessante é ninguém Comentar do Metrô, Ônibus, BRT, Mercados, enfim
      Será que estes Lugares estão Isentos de Contaminação????

      Deixem de Hipocrisia “Gentinha” Individualistas…

      Porque não comentaram das Eleições também

      E as outras Doenças existentes, acabaram???

      A Fome será que não existe mais no País?

      Hipócritas… Hipócritas e + Hipócritas

      Apenas esperem Tudo o que ainda Há de vir, mas Principalmente a Vinda daquele que foi, é e que Há de Vir Logo Logo pra Buscar os que são Seus!!!

      E na Terra um Novo Domínio Surgindo.

      • Primeiro, galerinha usem o corretor ortográfico, tá osso ler os comentários. Segundo, realmente o transporte de massa é um absurdo no Rio. Terceiro, a saúde no Rio realmente está desestruturada. Mas qual será a solução? Não tem pois depende de todos. Se tivesse festa de Carnaval esse ano veriam que a maioria realmente não está se importando com nada. Lamento pelo prefeito anterior e pior ainda pelo atual que não é novidade. Rio sem solução.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui