Prefeitura do Rio terá que iniciar desocupação dos prédios de Muzema

Dois prédios desabaram no local em 2019 e 24 pessoas morreram na ocasião

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Hudson Pontes/Prefeitura do Rio/Arquivo

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) determinou que a Prefeitura do Rio deverá iniciar a desocupação dos prédios construídos irregularmente na Muzema, na Zona Oeste da cidade. Em 2019, um desabamento de dois prédios ilegais ocasionou a morte de 24 pessoas. 

De acordo com a decisão judicial, o procedimento terá que ser iniciado no prazo de 15 dias para ser iniciado. A prefeitura deverá cadastrar os moradores aluguel social na Secretaria Municipal de Habitação.

Caso não seja respeitado o prazo de 30 dias para a desocupação legal, a juíza Georgia Vasconcelos da Cruz, da 2ª Vara de Fazenda Pública do TJRJ. Após esse período, e se necessário, deverá ser feita a desocupação forçada, em até 60 dias, com remoção ou reassentamento dos ocupantes e devida assistência social. A decisão ainda estabelece multa diária de R$ 15 mil no caso de descumprimento das obrigações.

O TJRJ atendeu ao pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). De acordo com promotores do caso, nos últimos 6 anos, a prefeitura não impediu o avanço das construções irregulares nem removeu moradores dos prédios construídos ilegalmente.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio terá que iniciar desocupação dos prédios de Muzema
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui