A relação tóxica do carioca com o Rio de Janeiro

Para a TikToker Who´s Julia a paixão pelo RJ é puramente emocional, zero racional, mas sua paisagem enche o coração

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Praia de Ipanema - Leblon - Rio Lifestyle - Foto: Ricardo M R Pereira

A TikToker Who´s Julia resolveu falar da relação tóxica que o carioca tem com o Rio de Janeiro. Para ela “Todo mundo que é apaixonado pelo Rio de Janeiro, sabe que é uma paixão completamente emocional, zero racional. Não tem motivo para se amar aqui” e segue reclamando da cidade. E, claro, mostra como a cidade é linda, com paisagens que enchem o coração.

Para Julia o “Rio é uma piada de Deus, onde nada funciona, mas vai ser linda“. É difícil não dar razão a influencer, ela explica tudo o que sentimos sobre o Rio e mais um pouco:

@whothefucksjulia Eu acho que deus fez o rio de janeiro de brinks #vlog ? original sound – Whothefucksjulia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A relação tóxica do carioca com o Rio de Janeiro
Advertisement

55 COMENTÁRIOS

  1. Opinião de uma moça que mora lá na zona sul e parece desconhecer as mazelas do restante da cidade (que inclusive ela parece ignorar a existência) não devem ser levadas a sério. A cidade é horrível, custo de vida alto, nada funciona mesmo, uma violência fora do normal. O nome disso é cegueira e a estamento mesmo.

  2. O Rio é lindo , o morador do Rio é o problema. (Com exceções). Malandro. Preguiçoso. Mal educado. Porco. E vota mal porquê gosta de uma vantagem ilícita. Mas a Cidade é linda.

  3. O Rio de Janeiro continua lindo, como disse o Gilberto Gil, o maior problema do Rio foram os maus governos, que nada fizeram. É uma cidade mal administrada e o povo não sabe votar, só coloca incompetentes, no executivo e no legislativo. Temos que tirar esses profissionais da política e colocar pessoas que realmente amam o Rio de Janeiro.

  4. Faço das palavras do Frederico as minhas: Esse caos generalizado, essa decadência começou lá atrás, coma transferência da capital para Brasília…
    Essa é a verdade dos fatos.
    Pouco a pouco, uma cidade que era de fato maravilhosa, foi perdendo o seu brilho e sua força.
    Se acentuou a decadência com o Rio deixando de ser uma cidade estado(Guanabara) para virar capital do estado do RJ…
    Aí quando chegou os anos 80 , a coisa começou a desandar de vez, o crime organizado se fortaleceu e o poder público se enfraqueceu…
    Aí a coisa piorou de vez com a falência da bolsa de valores e a transferência do mercado financeiro para SP!
    Pouco a pouco as sedes dos bancos, as sedes das redes de televisão, as sedes das grandes empresas foram indo embora do Rio, acentuando ainda mais a crise financeira, moral e cultural da antiga capital!
    Resumo da ópera meus amigos, a causa do Rio de Janeiro de hoje não são as pessoas, não é o crime organizado, não é falta de educação, etc ..
    Isso tudo é CONSEQUÊNCIA…
    A CAUSA de fato foi querer transformar uma capital federal em capital estadual do dia para noite. A causa foi transformar o Rio em um monstrengo, um minotauro, A causa foi transformar o Rio em algo que ele não foi criado para ser.

  5. Ninguém me perguntou nada, mas eu já fui estocolmozado pelo Rio. Até ter filhos e ir a outras cidades. Se pudesse iria embora dessa cidade de malandros no trânsito e maltratada.

  6. O problema do Rio é que o Brasil não para de roubar nosso povo e trabalha incansavelmente para destruir não apenas nossa economia como nossa autoestima e imagem nacional e internacional. O Rio, com tudo que o Brasil nos roubar é a terceira maior economia do país. Mas o ICMS do Petróleo não fica aqui. Somos o segundo maior consumidor de tudo no Brasil e o ICMS, diferente do Petróleo é pago na origem e não no destino. Tínhamos os royalties para equilíbrio e foram tomados. Temos a segunda maior poupança do Brasil mas recebemos uma das menores fatias de retorno dos impostos federais tirados daqui. Em contrapartida só na cidade do Rio temos uma população maior que toda a população de Santa Catarina. Isso implica em necessidade de investimento em escolas, hospitais, transportes, segurança, infraestrutura. Com menos oportunidades e menos recursos para investir as empresas vão embora. O estado precisa arrecadar e aí nossa energia é combustível são mais caras, com menos competitividade de nossas empresas. Um ciclo negativo decorrentes do roubo que o resto do Brasil executa a séculos aqui no Rio. E ainda vem aqui falar merda…

  7. Rio de Janeiro é uma NARCO-ESTADO, onde os narco-traficantes e “mEliciano”, ou melhor milicianos, disputam territórios e poder. E tudo isso apoiados pelas autoridades CORRUPTAS, do RIO DE NOJEIRA.
    No meu ponto de vista, a corrupção no Rio, é o pior de todos os problemas.
    A corrupção no RJ está generalizada em todos os níveis.
    Pra combater o tráfico, a milícia; primeiro temos que combater a CORRUPÇÃO.

  8. Tive o prazer de morar em Laranjeiras, Jardim Botânico, Copacabana, Barra, Recreio, Vargem Grande e agora Ilha de Guaratiba. Trabalhei no Centro, Ramos, Ilha do Governador, Tijuca e agora em Guaratiba mesmo. Então falo que ao longo dos meus 47 anos vivi um Rio em ascensão e declínio. Um Rio que não acompanhou seu crescimento populacional e não investiu em saúde, segurança pública nem em educação. Mas a cidade é bonita? O Rio é lindo. Se for aos lugares certos, assim como qualquer cidade. Todas elas têm seus encantos. A cidade maravilhosa cantada com saudade, era cantada de um de seus recantos de encantos. E assim segue. Independente de qualquer coisa sou carioca. Amo minha cidade. Mesmo tendo passado muito tempo não mãos de pessoas que não a amam…

  9. Sou de SP e moro em Niterói/RJ a 16 anos. Voltar pra SP? Não está nos planos.
    O grande problema do RJ (como em todos os estados) é a falta de empregos. Os outros problemas causam sofrimento sim (educação, segurança…), mas sem emprego é osso.
    Como um jovem de periferia ou comunidade sonha com futuro se não tem escola de qualidade e, assim, não consegue emprego?
    (Parte dos jovens) Fica totalmente vulnerável a entrar pra criminalidade. E entra. E não sai mais.
    Como os jovens, todos, saem do ensino fundamental e vão pra faculdade, se o primeiro emprego é quase uma utopia.
    Falei do tempo q moro aqui pois, com bom emprego, aqui é SIM um lugar que é potência pra se morar.
    Eu dou aval.

  10. Bom, na minha humilde opinião concordo com alguns comentários sobre o esvaziamento do Rio em relação, principalmente a São Paulo. Mas o principal problema estão na classe dominante que habitam esta unidade da federação pós Brizola. Este é o x da questão. Romário senador e político de carreira? Bolsonaro há 7 mandatos um notório incompetente e ainda foi presidente? Que tal Dornelles, Cesar Maia, família Gerotinho e tantos outros oportunistas de plantão que mamam no orçamento do estado e de cidades do entorno, que chamamos de região metropolitana e nada lhes acontecem? Judiciário? Que judiciário é esse que temos? Só para receber gordos penduricalhos incorporados no salário e posarem de “otoridades” inquestionáveis? Polícia? Que polícia é essa que a única coisa que quer é enriquecer em dois anos as custas do tráfico e pouco trabalho? Quer fracasso maior que esse? No que acha que daria isso num futuro próximo e que agora estamos amarguradamente vivendo? Aí culpam milícias e tráfico! Eles teriam medo ou respeito de quem eles pagam sagradamente todo os meses e as vezes por semana? Fica a reflexão.

  11. Quem é de fora tem maior facilidade de ver os erros. O carioca se orgulha, torce apaixonadamente palo Fla, mas constrói na calçada, joga lixo no terreno do lado, dirige no acostamento, bebe água de côco e joga o côco na rua, invade área de preservação… Acontece em todo Brasil, mas o RJ é o centro irradiador cultural (como Los Angeles) do Brasil. E tudo é mais perceptível. Eu sou de fora e procuro não fazer nada disso.

  12. Um título polêmico estilo Tok Tok para causar é bem a cara da desses anos 20 que vivemos. Deixar de ser capital do país foi um grande golpe para nossa cidade. Traumático como tudo neste território após 1500. Talvez o Rio mingue e se torne com Búzios. Entendedores entenderão.

  13. Sou carioca, nascido e criado aqui. Quatro coisas que tenho a dizer.
    1- enquanto não acabar com a falta de educação, o jeitinho e os usuários de drogas com políticos parceiros de bandidos, vai continuar assim.
    2- uma influencer de tiktok, com todo respeito, falar dos problemas dos outros é como enxergar problemas no umbigo dos outros. Sem estudo algum, nem sei de onde é quer criticar as outras cidades.
    3- fico olhando a decadência da imprensa brasileira dar ouvidos a uma pessoa que não tem nada a acrescentar e quer engajar com fatos negativos.
    4- por último, estou atualmente morando em Nova Iguaçu. Se reclamam tanto da cidade do Rio, vem morar na Baixada. Ah como quero sair novamente do estado do RJ. Morei em Pernambuco e me arrependo até hoje de ter voltado pra cá.

  14. Isso sim é democracia, quando o assunto é opinião pois têm voz os sensatos, e os idiotas, também,ao iniciar a leitura dá coluna, com o assunto sobre o Rio dê janeiro, sentia-me orgulhoso até a opinião dos sensatos, mais como nem tudo é perfeito, tive quê lê ás opiniões dos idiotas,ou seja os contrapontos dos amargurados, quê não precisam serem tão rancorosos nem com o Rio dê janeiro, e muito menos com sua população, têm um recurso ótimo pára os cidadãos insatisfeitos com o Rio dê janeiro, é só escolher ou o Santos Dumont e Tom Jobim,ou a rodoviária novo Rio,e façam uma boa viagem, os insatisfeitos a quê me refiro, são o Carlos, Márcio Macedo, e Márcio Silva, ás outras opiniões são ás dos sensatos,

  15. A principal prova do fato que a CAUSA da decadência da cidade do Rio de Janeiro foi a transferência da capital para Brasília, estão nos números…
    Em 1958 a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, tinha participação do PIB nacional de nada mais nada menos que 13,78%…
    Hoje a participação da cidade no PIB nacional não chega a 5%…
    No mais todo o resto é historinha pra boi dormir..

  16. A principal prova do fato que a CAUSA da decadência da cidade do Rio de Janeiro foi a transferência da capital para Brasília, estão nos números…
    Em 1958 a cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, tinha participação do PIB nacional de nada mais nada menos que 13,78%…
    Hoje a participação da cidade no PIB nacional não chega a 5%…
    No mais todo o resto é historinha pra boi dormir…

  17. Só pode ser tóxica essa relação com o RJ! Acho que a colocação é perfeita e acabei de me achar nessa toxidade. Estou morando no interior a 100 km do Rio, e diante de tantos problemas que a cidade grande traz não esqueço do meu Rio de Janeiro. Olha que tento mas não consigo. Até digo que no interior é melhor, mas já tenho dúvidas com a minha city natal.

  18. Deixa aqui em palavras, a profunda tristeza que sinto. Em ver uma cidade com potencial para ser uma Páris, porém após décadas de descaso com a educação nas escolas publicas, além de formar cidadão com intelecto para ser grandes profissionais em suas áreas. No entanto as escolas públicas não cumprem com seu papel de educar, os pais que já nasceram sem essa educação, não sabem educar seus filhos com algumas exceções, pois os mesmos já tem que começar sua com um fardo de trabalho que já é imposto desde de pequeno, uma desigualdade social gigantesca onde a mídia está aí a todo tempo mostrando que vc vale o que vc tem, implantando uma cultura inútil que cada vez mais afunda os cariocas para o fundo do poço principalmente os com menos rendas. Temos o prato cheio para bandidos, viciados e ladrões todos de alguma forma tentando encontrar a solução para suas vidas fracassadas. Com tudo os políticos que deveriam olhar por nós, são os mesmos que se perpétua no poder de geração a geração esfregando em nossas caras que o poder nunca será do povo, e com certeza seus filhos não terão problemas na vida, pois duas vidas já estão encaminhadas desde o berço. Enfim o sistema é foda!

  19. Não digo que meu Rio é uma maravilha, pois o que estraga são as pessoas que vivem aqui mas não cuidam da cidade.Agora, se basear em opinião de tik toker é uma grande piada. Todas as cidades tem problemas, MAS aqui, os problemas se neutralizam. Faz o L e tudo melhora, naão é Eduardo Paes?

  20. Realmente o Rio tem muitos problemas, mas não carrega o título de a capital mais violenta do Brasil, nem mais suja, e os políticos corruptos têm em td lugar, principamente no Nordeste. Amo o Nordeste mas é é lá q se encontram as capitais mais violentas, e o q falar de São Paulo onde a cada esquina a tm grupos de cradudos prontos para dar o bote, e BH, com centenas de moradores de ruas! Enfim ficaria citando aqui problemas e mais problemas de tds as capitais! Mas pq será q o Rio incomoda tanto? Conselho, se mora aqui não cuspa no prato q come, se mude, vá pra qq lugar e se não, então não precisa vir, fique onde está ou vá para qq outro lugar! Amo o Rio e vou continuar amando apesar de suas mazelas! É um amor incondicional!

  21. Entendo que há mazelas específicas que assolam o Rio, assim como as há em todas as cidades brasileiras. Isto é, localmente, existem problemas particulares relativos às realidades de cada cidade, evidentemente. No entanto, se ampliarmos o espectro de nossa observação, provavelmente verificaremos que há algo de comum a estes problemas, ou seja, eles são expressões locais de questões estruturais do país. Nesse sentido, creio que dada a altíssima visibilidade de tudo que ocorre no Rio, seus problemas ficam “amplificados”, por assim dizer. Não que não existam e que não sejam muito graves, é claro, mas creio que são (salvo a dimensão específica citada de alguns de seus aspectos) reverberações de uma problemática muito mais ampla (nacional) que deriva, por exemplo, da falta de uma educação pública e gratuita de boa qualidade e das abissais diferenças sócio/econômicas (distribuição de renda e oportunidades) que nos atam ao subdesenvolvimento.

  22. Sou carioca de nascença, tenho 51 anos e cheguei a ver um Rio um pouco melhor na minha adolescência, mas atualmente tenho ojeriza ao carioca.
    A mania de levar vantagem em tudo, a corrupção intranhada no DNA, o espírito de violência e de não levar desaforo pra casa nunca, acaba irritando demais e gerando um forte desprezo por esse povo.
    Fora os políticos lixo, parece que tudo de pior do Brasil vem pra cá. Aqui é o único lugar no planeta que metros quadrados caríssimos como Vidigal e Rocinha são ocupados por favelas. Como foram deixar isso acontecer?

  23. A cidade do alto e para passear é linda e privilegiada. Mas o Carioca cruz credo. Malandro que só. Mal educado e porco também. Sou Carioca mas devo admitir. A bandidagem e o ilícito prevalecem e são até admitidos sem contestação. A conclusão é a bagunça e a desordem geral. Tudo que se possa organizar e limpar e facilitar para o cidadão é esculhambado. Quem domina as armas ou tem influência política domina os territórios e impõe suas regras. Misturam-se hoje traficantes, milicianos,, juízes, promotores, empresários, agentes públicos, políticos, bicheiros…não se sabe quem é quem. O resultado tá aí.

  24. Cidade Maravilhosa pelas belezas , mas tomada pelo caos , a muito tempo o povo vota errado , votando em quadrilhas !!! Existe uma corrupção sistemica que envolvem verdadeiros bandidos que nada fazem pra melhorar a qualidade de vida do carioca , tornando tudo um caos .

  25. Infelizmente o problema do Rio de Janeiro não é a sua população e sim os políticos assim como em todo o país corruptos e gananciosos sempre com a visão de roubar mais e esquecem da saúde, segurança,e educação, estão sempre pensando no salário deles e como ganhar mais dinheiro de corrupção

  26. Pelo visto, a maioria das pessoas possuem a mesma opinião e visão.
    De fato, é uma cidade largada, abandonada.
    Políticos preocupados, somente, com seus ganhos, que, na sua maioria, advém de meios ilícitos. Entram duros saem milionários.
    Pena que esses comentários não chegam para quem possa verificar e tomar atitudes para defender as pessoas que pagam os salários dos políticos e, ainda, contribuem para enriquece-los.

  27. Eu não gosto de São Paulo, Brasília, BH. E outros lugares, mas não fico falando mau.
    O Rio de Janeiro não se tornou nessa coisa que é hoje, da noite para o dia.
    Onde você for no Brasil quase todos são apaixonados pelo RJ, e querem vir para cá
    Em busca de dias melhores.
    Penso que essa migração em massa alterou o padrão da nossa cidade.
    Estou com 70 anos e vivi numa cidade verdadeiramente Maravilhosa.
    Atribuo a essa migração e aos Políticos canalhas ( todos ) as nossas maselas.
    Haja visto o Comperj. Em que se criariam centenas de milhares de empregos.
    Vão ver como está a economia de Itaborai…

  28. Moro em Niterói, cidade vizinha do Rio de Janeiro. Fui ao Rio várias vezes por compromissos e, também, quando era adolescente e lá trabalhava. Fora as belezas naturais e história que o Rio tem, o resto é lixo, tudo por culpa desse povo cúmplice de maus políticos e facções criminosas de todos os sentidos.

  29. O problema do Rio são as pessoas.
    O lugar é lindo mas tem alta criminalidade, a maiora das pessoas o transformam em um lixão a céu aberto, a maioria tb não tem noção do que é um bem público, vandalizam a própria cidade, não há consenso entre a responsabilidade federal, estadual e municipal trabalhando para um bem comum. Em geral alguns prefeitos tentam fazer da cidade turística um polo nacional mas os pressupostos cidadãos insistem em que porcaria, lixo, falta de educação, destruição de bem público é tudo culpa do governo
    Infelizmente a cidade acolhe pessoas em busca de vida melhor acima de espaço e capacidades para gerir e oferecer oportunidades, acabam todos nas ruas vivendo da caridade, sendo vitimas da própria ilusão, cada vez mais longe do sonho. É uma cidade dificil até para o carioca empregado, com casa propria, o Brasil se transformou em Rio de Janeiro, mostra a linda natureza como chamariz e não tem vergonha de trazer turista para talvez nem retornar p suas familias, para ver pessoas em familia em situação de rua, crimes, lixo como se fosse natural.

  30. Rio de nojeiras! O Rio de Janeiro é lindo, o que não presta são esses “cariocas” vagabundos, cracudos, facciosos e amante da bandidolatria. Autoridades corruptas e sem moral, vendidos, comem e bebem às custas do sangue de inocentes. Trabalhando dentro de uma grande emergência, em apenas uma noite de sexta feira, vc tem o termômetro do que é o RJ. Atendi 6 pessoas assaltadas e esfaqueadas na Lapa, reduto da noite carioca, tá bom para os amantes e defensores desse estado? A cidade tem belezas, mas que podem ser vistas somente por cartão postal, caso vc saia na rua vai escutar: PERDEU!!!

  31. Devo viver em outro planeta pq não entendo em que porra de país vive essa gentalha , que não sabe nem votar, que há 30 anos só elege lixo como seus representantes, verdadeiras facções criminosas que só fazem saquear o país , sem cerimônia, de norte a sul, querer falar de uma cidade como se vivesse em Estocolmo!!! Por favor né? O Rio de Janeiro infelizmente virou esse caos em muitos aspectos, mas é incrível que mesmo assim, tá cheio de gente de tudo que é lugar do mundo vivendo ( ou tentando viver, como nós cariocas) aqui. Uma cidade com problemas muito graves , que infelizmente estao por todo Brasil,
    que demanda entendimento , responsabilidade e esforço coletivos, principalmente, quando votamos para eleger nossos representantes. Precisamos fazer bem a nossa parte e cobrar , fiscalizar, se envolver no processo!! Não adianta só falar mal. Rio de Janeiro não é para amadores!! Quem não está feliz aqui, tem um monte de maneiras de ir embora, e já vai tarde, não vai fazer falta nenhuma, vá pra bem longe, Marte, Afeganistão, Coreia do Norte, Catar, faixa de gaza, entre outros , para os chegados em viagens internacionais, ah tem uma infinidade de opções, bem melhores e mais longe do Rio, para vocês chamarem de lar doce lar! Não fica aqui arrastando corrente não, vaza rápido e desocupa nossa cidade ou então ACORDEM!!! que ja passou da hora.

  32. O Rio não se difere de nenhuma grande metrópole,tem muita gente,e o povo não prima pela limpeza,mas tudo se detiorou como.estado da Guanabara perdendo o título de ser a capital do Brasil ,no governo do presidente Jucelino Kubitschek,e para piorar de uma vez, transformou-se de um estado para outro ,sem ouvir o povo,do antigo Estado da Guanabara,no governo do Marcos tamoyo,e de lá para cá, só governos canalhas para destruir o pouco que restou da velha capital até hoje,e com o atual governo do Castro , não vejo mudança!!!,mas resumindo tudo o Rio de janeiro é a capital mais linda do Brasil ,e quiçá do mundo,e eu a amo com.todi seus defeitos e seus poucos acertos…

  33. Rio é um lixo de leste a oeste de norte a sul, temos os políticos mais corruptos do Brasil e o povo mais mal educado tbm, cidade imunda que nada funciona, beleza natural tem em todo lugar e isso não traz benefício nenhum pra população que sofre com tudo nesse cú do país, saúde, educação, segurança etc… nada funciona nesse lugar imoral e sem solução , carioca que gosta do RJ é que gosta da sacanagem e da boêmia, nada além disso.

  34. O mais irônico sobre o Rio de Janeiro é que tanta gente sempre está disposta a falar mal da cidade, mas não vive sem ela! risos. A gente lê até absurdos, do tipo “O carioca que venera o Rio é porque não conhece outros lugares e outros países”. De fato, outras cidades e países podem não ter os problemas que vivenciamos por aqui, em contrapartida também não chegam perto da beleza natural e cultural que temos. E digo com muito respeito a cultura de cada cidade do país e de outros países (sobretudo os usurpadores do Velho Mundo rs). Já conheci mais de 50 cidades mundo a fora, me encantei bastante, mas já vi muita coisa feia (região não turística de Londres), já me frustei como turista, já vi problemas sociais (exemplo, multidão de cracudos em São Francisco – Califórnia), já presenciei vários assaltos (Paris), já fui assaltado (num paraíso no interior da Paraíba) etc.

    O entendimento é bem simples: não fosse uma Cidade Maravilhosa, não teria tanta gente fazendo questão desde os tempos do Império 😉

  35. Porra sinceramente esses invejosos tem que falar mal de são paulo de recife de outras cidades e esquecer o rio de janeiro se você não gosta do rio é só não vir pra cá que não faz falta va pra buenos aires vai pra são paulo ja que la é melhor que o rio, vai pra outros lugares e deixa o rio seguir sei fluxo, são paulo tem a maior facção do brasil a maior cracolandia do brasil qualquer chuvinha inunda tudo assalto tambem em grande quantidade mas ninguem fala nada. O rio não tem obrigação de ser a cidade perfeita nao, todos o lugares do brasil e do mundo tem defeitos. Aqui no rio não tem só cariocas não aqui tem pessoas de toda parte do brasil vivendo, trabalhando, ajudando, e fazendo merda também, nós não precisamos de pessoas pra nos criticar e ou tentar nos diminuir porque se a intenção for essa é melhor nem aparecer por aqui, Nós somos tão vitimas dos maus politicos quanto qualquer outro estado e outra cidade mas o rio de janeiro é lindo sim tem praias maravilhosas sim tem paisagens lindas sim e essa pessoa ai que perdeu criticando o rio podia bem enrolar a lingua e enfiar onde macaco enfiou o caju!! e desaparecer porque invejosos ja tem demais!!!

  36. O problema não está no clima e nem no funcionamento da cidade como um todo, está na mentalidade do povo, que destrói todo tipo de convivência, deixando inclusive o conceito de sociedade em xeque por tamanha ignorância e malícia. Espero que isso mude algum dia, pois aqui não sinto que estou vivendo em sociedade e provavelmente só podemos esperar desgraças futuras.

  37. O carioca que venera o Rio é porque não conhece outros lugares e outros países!!! Essa equação é simples assim! Cidade maravilhosa? Absolutamente favelizada, sem arborização na zona norte, sem sistema de transporte adequado, com poucas praças e ainda por cima não se pode sentar numa praça sem medo e sem ser incomodado (por exemplo: é possível tranquilamente nos sentarmos nas inúmeras praças de Buenos Aires), o belíssimo Parque Nacional da Tijuca com as bordas ocupadas pelo tráfico, calor insuportável de 40 graus, praias lotadas, sujas, sistemas lagunares poluídos (Lagoa Rodrigo de Freitas e lagoas da Barra e Recreio), zona oeste miliciada, ambulantes esticando suas tralhas pelas ruas, motoboys atrapalhando o trânsito como na Índia, enfimmm…. O carioca estúpido acha isso legal e ainda acha que o batuque do tambor com a cervejada resolve tudo. Me poupe. Sou carioca da zona norte mas há 25 anos sou muito feliz no interior do Estado e pouco vou à capital. Aliás, o interior também já foi melhor!!!

  38. O Rio é bonito na Zona sul, na orla atlântica e da guanabara e no centro e início da zona norte, depois não não tem nada de especial em materia de visual que a distinga das demais cidades, mas mesmo nessas regiões bonitas há muitos problemas, então não consigo me sentir encantado pela cidade, é como uma menina bonita comendo meleca, acaba com o tesão. É sujeira, favelas, mendigos, povo mal educado.

    Só conheço algumas poucas cidades no Brasil: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador….. e Toronto no Canadá, com exceção de Salvador, qualquer uma eu moraria com mais prazer do que aqui.

  39. Tadinha da Julia, mas ela é uma fedelha, né? Em quantos países ela já morou? Quantas cidades ela já visitou fora daqui para se achar abalisada a emitir opiniões? Olha, essa geração mentecapta nutelista (rs), reclamando da vida sem uma conta para pagar (só paga o traficante que lhe passa a droga) e que reclama da vida postando live em rede social usando o seu iPhone 81 não é digna de atenção. Tenho pena dos pais dessa fedelha !

  40. O Rio de Janeiro é uma espécie de microcosmos do drama brasileiro de modo geral. Um lugar que já foi a “Cidade Maravilhosa”, foi perdendo suas características históricas, lindos prédios da nossa Belle Époque tropical foram sendo substituídas por prédios quadrados, estacionamentos e shoppings. Sem falar na expansão das favelas. Junte essa desconsideração moral com a história ao sistema cleptocrático da Nova República e é isso que se tem: um cidadão que ama de coração a sua Pólis mas ao mesmo tempo se deprime com suas mazelas. Não, a “Piada” que faz o carioca ter essa relação de amor e frustração com sua cidade não vem de Deus, vem dos homens que a governam mal há décadas, vem da falta de visão e de patriotismo de uma elite empresarial que nunca soube dar valor à boa cultura e jamais teve a preocupação histórica de legar aos seus descendentes uma cidade melhor. Onde foi que nos perdemos? Quando foi que começamos a nos perder? Não chegamos a isso do dia pra noite, essa é a verdade.

  41. Aos invejosos se borrem de odio…na verdade conheço varias cidades do Brasil e principalmente do sul. Te falar!!!! Nada se compara ao Rio…viver em outros lugares é viver sem emoçâo. Conheço milhares de pessoas do Sul do Brasil que moram aqui e se acabam de viver aqui nesaa cidade. Aonde vc vai ter um lugar cheio de história, das artes e de vistas e lugares pra beber e conversar e esparecer como o mirante da Urca?

  42. Nossa maldição vem de longa data : portugueses, franceses, traficantes de pessoas, família real “invadindo as casas”, Carlota Joaquina, Pedro I, Domitila , …

  43. Se for julgar por transporte público rodando sem ar condicionado em pleno Verão RJ, ela acertou na mosca! Quem é de fora percebe melhor os problemas “normalizados” pelos nativos.

  44. depende de qual rio de janeiro ela estava falando… se for da zona norte, parte da oeste, baixada e interior nao é esse nao.. nao é a toa q muitos estao caindo fora…

    • Esse caos generalizado, essa decadência começou lá atrás, coma transferência da capital para Brasília…
      Essa é a verdade dos fatos.
      Pouco a pouco, uma cidade que era de fato maravilhosa, foi perdendo o seu brilho e sua força.
      Se acentuou a decadência com o Rio deixando de ser uma cidade estado(Guanabara) para virar capital do estado do RJ…
      Aí quando chegou os anos 80 , a coisa começou a desandar de vez, o crime organizado se fortaleceu e o poder público se enfraqueceu…
      Aí a coisa piorou de vez com a falência da bolsa de valores e a transferência do mercado financeiro para SP!
      Pouco a pouco as sedes dos bancos, as sedes das redes de televisão, as sedes das grandes empresas foram indo embora do Rio, acentuando ainda mais a crise financeira, moral e cultural da antiga capital!
      Resumo da ópera meus amigos, a causa do Rio de Janeiro de hoje não são as pessoas, não é o crime organizado, não é falta de educação, etc ..
      Isso tudo é CONSEQUÊNCIA…
      A CAUSA de fato foi querer transformar uma capital federal em capital estadual do dia para noite. A causa foi transformar o Rio em um monstrengo, um minotauro, A causa foi transformar o Rio em algo que ele não foi criado para ser.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui