A Revista Veja, Eduardo Paes, Guaraná e as milícias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Edaurdo PaesA Revista Veja desta semana trouxe denúncia de ligações do prefeito Eduardo Paes, de um de seus principais secretários Luiz Guaraná e do subprefeito da Barra e Jacarepaguá Tiago Mohamed de ligações com a milícia do Gardênia Azul, bairro que fica entre a Barra, Freguesia e Cidade de Deus, e de onde saiu o ex-vereador, atualmente preso por ser miliciano, Cristiano Girão.

Vale lembrar que o candidato a reeleição Eduardo Paes (PMDB) já defendeu as milícias durante sua campanha para governador em 2006, relembre.

 

Advertisement

Abaixo as principais partes da matéria da Veja, publicada hoje na newsletter do candidato a vereador Cesar Maia (Democratas).

VEJA,(22), DENUNCIA RELAÇÕES DE MILICIA COM PREFEITO DO RIO E PRINCIPAL SECRETÁRIO !

1. “Desencadeada há três meses, uma operação da Polícia Civil em um dos redutos dessas quadrilhas — a favela Gardênia Azul, na Zona Oeste carioca — escancara os métodos utilizados por elas para fazer valer sua vontade. A recém-concluída investigação, que resultou no processo de número 0027367-8420118190203, reúne um revelador conjunto de documentos, material ao qual VEJA teve acesso.

2. Em meio à papelada, apreendida no centro de assistência social mantido pelo ex-vereador Cristiano Mathias Girão, surgiu uma carta com data de 25 de outubro de 2011. A autora é Neuza Maria Correa Barreiros, conhecida como Magrela, então presidente da associação de moradores. A carta era uma forma de Magrela prestar contas ao Patrão, como ela chama Girão, que, da cadeia — ele foi detido em 2009 e condenado a catorze anos de prisão por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro —, continua no comando da milícia local, segundo informações da própria polícia.

3.  Na correspondência, Magrela, que também responde a processo por integrar a quadrilha, relata ao Patrão ter sido procurada pelo subprefeito da região, Tiago Mohamed, um dos principais aliados do prefeito Eduardo Paes, para tratar de política. Num dos trechos, ela conta: “O Tiago, subprefeito, falou que o prefeito quer uma agenda comigo. Já sentiu o que vai ser, né? Pedir para apoiar alguém dele, lógico”.

4. Ela diz que recebeu, sim, um pedido para se reunir com Paes, mas afirma que só se encontrou mesmo com assessores do ex-chefe de gabinete do prefeito e vereador candidato à reeleição Luiz Antonio Guaraná (PMDB). Em abril passado, Guaraná contratou como assessor na Câmara um dos ex-funcionários do gabinete de Girão, Anderson Silva Moreira, também conhecido como Zoião. O tal assessor é hoje coordenador de campanha de Guaraná em Gardênia Azul.

5. A região, é bom que se diga, é base eleitoral de Eduardo Paes, de onde ele emergiu para a política no início dos anos 90. Chama atenção o fato de, numa área onde residem 20000 pessoas, praticamente não haver sinais de propaganda de nenhum outro postulante à prefeitura.

Formar bases sólidas na política é parte da estratégia para garantir sua força e sobrevivência. “

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A Revista Veja, Eduardo Paes, Guaraná e as milícias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui