A Semana da Política do Rio de Janeiro em notas

Os 2 secretários mais jovens de Castro, são os a mais tempo no cargo, o DEM evangélico no RJ, Jacarezinho e a eleição . Na semana política no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares/ Diario do Rio

Resilientes
Dois jovens secretários estaduais mostraram uma resiliência e jogo de cintura que nem veteranos se aposentando tem.

Marcelo Queiroz
O Lorde do Progressistas, é querido por todos, desconheço quem fale mal dele. Sempre no diminutivo, Marcelinho é muito bom, ético, querido.
Mas em uma secretaria desconhecida, a de Agricultura e etc, teve de tirar leite de vaca e de pedra. O trabalho foi tão positivo que caiu embaixo de seu guarda chuva a proteção animal, causa que defende desde o início de namoro com uma protetora.
Seu nome chegou a circular até para ser vice de Crivella ou Paes.

Bruno Kazuhiro
Outro que vem aprendendo a sambar e aguentando os petardos sujos de alguns políticos, é o Secretário de Infraestruturas e Obras, Bruno Kazuhiro. Ele que já foi exonerado pelo jornal diversas vezes, não caiu.
Com uma equipe jovem e acadêmica, deu uma cara nova à uma secretária antes problemática. De onde só vinham escândalos, agora vem novas ideias e entregas.

Reforma
A reforma do secretariado de Cláudio Castro mostra que competência não é qualidade nesta gestão. A demissão de Guilherme Mercês da Secretaria de Fazenda, é o exemplo claro disso.
O novo secretário, Nelson Rocha, foi Vice Presidente do Vasco, na gestão de Roberto Dinamite e um dos que ajudou a afundar ainda mais o clube.

Advertisement

Garotinho animado com pesquisa
Aparecendo em 2o na pesquisa da FabLab divulgada no Diário do Rio deixou o ex-governador Garotinho todo feliz, é bom ser lembrado. Mas ele está determinado a ser candidato a deputado federal

Um DEM Evangélico no Rio
Confirmada às saídas do grupo de Eduardo Paes, Rodrigo Maia e Laura Carneiro, o DEM se torna um braço dos evangélicos no Rio de Janeiro, com presença forte de diversas correntes neo-pentecostais. Como o deputado federal Sostenes Cavalcante, do deputado estadual Fábio Silva e o vereador Alexandre Isquierdo.
Um fim triste para o partido, fica na conta de ACM Neto que só enxerga o que está em sua frente como se usasse abrolhos.

PFL dos Anos 80
Como disse Philippe Fernandes: O Kassab consegui fazer o PSD ser o PFL dos anos 90: forte em todo o Brasil, mas com alguma base programática no centro-sul. E o ACM Neto fez o DEM voltar a ser PFL dos anos 80:um show de adesismo e só.
E continua, o mesmo Kassab que cansou de ser acusado de oportunista e o mesmo ACM Neto que cansou de ser elogiado como “resistência contra a cooptação”.

Cláudio Castro precisa reforçar a comunicação
No momento que torna-se governo de facto e de direito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro precisa repensar sua comunicação. Desconhecido pelos cariocas, a pesquisa da FabLab mostra que a estratégia de se colar de forma extrema a Bolsonaro só lhe deu rejeição e nenhuma aprovação.

Jacarezinho e eleição
Entretanto, a operação no Jacarezinho acabou fazendo que Claudio Castro aparecesse bem para o eleitor conservador. É o discurso anti crime o mais querido pelo fluminense de direita.
O governador pode ter posto seu pé no segundo turno aí. Resta ganhar alguma luz própria.

RASTEIRA
Se a ida de Eduardo Paes para o PSD realmente se concretizar, terá sido uma bela rasteira do Prefeito no Governador. Castro, que já estava com os dois pés no barco, ficou a ver navios. As opções hoje são PP, PL e até PSL. E volta-se a estaca zero das negociações.

POR FALAR EM VER NAVIOS…
E o Rodrigo Maia, hein? Já foi MDB, PSDB e agora PSD. Até quando vai continuar essa novela?

Será que alguém do PSol disputaria contra Freixo?
Aos poucos os sinais de que Marcelo Freixo vai deixar o PSol vão ficando mais fortes. Será que algum de seus atuais correligionários teria coragem de bater chapa contra ele?.

E voto que é bom, nada…
Santa Cruz vem sendo namorado por vários partidos, e acabou casando com o PSD. Mas a primeira pesquisa sobe governador mostrou que ele não tem nenhum voto… será que ele vale o dote?

Santa Cruz em campanha

e9312166 0e30 455d 9d97 a7140b3705b4 A Semana da Política do Rio de Janeiro em notas

Ele diz que está se ocupando apenas com a OAB, mas Felipe Santa Cruz está rodando a Costa Verde em pré-campanha. Não sai da região e é ciceroneado pelo prefeito de Itaguaí, Dr. Rubão (Podemos).

Alexandre Freitas ganhou reconhecimento de Castro
Apesar de estar sendo chamado, erroneamente, de neto-governista por alguns, Alexandre Freitas (Novo) realmente caiu nas graças do governador graças a medida que ele e a deputada Adriana Balthazar impetraram no Judiciário e garantiu o Leilão da Cedae.
Mas não espere que ele vote com o governo sempre, privatização é uma pauta do Novo.

Fajardinho
Vejam só, odiado por parte do governo, o vereador Pedro Duarte (NOVO) ganhou na comissão do Plano Diretor, da qual é vice presidente, o apelido de Fajardinho. Quem deu o apelido foi a relatora do projeto, Tainá de Paula (PT).
É que apesar de oposição a Paes, ele é o único que levanta a voz pra defender os planos do secretario de Planejamento Urbano, Washington Fajardo.

E na liderança do Governo
Enquanto isso, o líder do Governo na Câmara, Átila A Nunes (DEM), dorme o sono dos justos, ou joga CandyCrush. Liderar que é liderar, nada. Está abaixo de zero sua articulação politica.

Já a comunicação
Vem sendo elogiada a nova forma que vem sendo feita a comunicação da Câmara dos Vereadores na gestão do Carlo Caiado. Site novo, informações mais limpas, nova identidade visual e até grupos de WhatsApp com os jornalistas. Quem cobre agradece.

Jabuti

WhatsApp Image 2021 05 08 at 01.30.58 A Semana da Política do Rio de Janeiro em notas

O presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (DEM), não ficou nada feliz que na decisão que suspendeu a nomeação dos conselheiros do TCM-RJ tenha dito que era um jabuti. Na ação no STJ foi dito que era uma menção desonrosa a ele e a Câmara e pediu a retirada do trecho.
Mas no final conseguiu a suspensão da decisão e os novos conselheiros puderam tomar posse.

Dica de Livro para a Semana
O jornalista e escritor Mário Marques, que já trabalhou em várias campanhas do Rio de Janeiro, lançou o livro “Como identificar e lidar com um Mau Caráter“. São apenas 43 páginas que passam voando, está a venda para e-books.

300 mil seguidores no TikTok
A esposa do secretário de Fazenda, Pedro Paulo, Tati Infant, comemorou esta semana a marca de 300 mil seguidores no TikTok. O marido teve 56.646 votos para deputado federal, ele já pode ser conhecido como o marido da Tati.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A Semana da Política do Rio de Janeiro em notas
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui