A Semana na Política do Rio de Janeiro em notas

O chilique de Rodrigo Maia, o vereador que quer todos cargos na Prefeitura, a reforma de secretariado de Castro, piorando o RJ. Isso e mais nesta semana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Philippe Lima

Vaza Siciliano
Coitado do vereador Felipe Michel (PP), bem que ele queria ser secretário e os vereadores não tinham nenhum problema com ele na Secretaria de Cidadania. Acontece que o suplente do moço é Marcello Siciliano (PP), e ninguém na Câmara suporta o ex-vereador.

Olhares tortos
Quem está recebendo olhares tortos é o vereador Pedro Duarte (NOVO). Muita excelência não gostou dele ter entrado com a ação para suspender a votação do TCM-RJ.
Mas, bem, ele estava só fazendo o papel dele… Afinal, o Novo não é governo, né?

PacMan
Um dos mais poderosos vereadores da Câmara, talvez o mais poderoso, ganhou na Prefeitura do Rio o apelido de PacMan. Não pode ver um cargo livre que quer engolir.

Produção da PetroRio aumenta em 8%
A PetroRio teve mais uma exploração bem sucedida no Campo do Polvo e adiciona 2,5 mil barris/dia à sua produção. O investimento foi de US$ 11 milhões para fazer a perfuração, que durou apenas dois meses, e espera gerar US$ 55 milhões de caixa já no primeiro ano de operação. São mais royalties para o Rio.

Advertisement

Primeira Dama

Claudio Castro e Analise Castro A Semana na Política do Rio de Janeiro em notas
Foto: Facebook

A primeira dama, a publicitária Analise Castro, realmente tem aquele estilo que faz anos não se tinha no cargo. Católica praticante e flamenguista, age de acordo com a posição que exerce atualmente.

Enquanto o marido
Claudio Castro precisa de algumas aulas de liderança, media training ou um coach. Falta nele um Je ne sais quoi.

Raiva no Rio
Nenhuma relação com o momento político. Mas é bom lembrar que a Raiva é uma doença de notificação obrigatória. No caso das áreas rurais, toda suspeita de ocorrência da doença ou conhecimento de locais com abrigos de morcegos devem ser notificados à Defesa Agropecuária.

Reforma de Secretariado
Tudo indica que a tão falada e esperada Mega reforma de secretariado do governador Claudio Castro aconteça nesta semana. Se for igual à mudança na secretaria de Fazenda, podemos esperar nada do que vai vir, a não ser o pior.

Sostenes em Obras
Um dos nomes que se fala é Sostenes Cavalcante (DEM) na Secretaria de Obras. Sua formação? Teologia. Só nas mãos do Senhor mesmo.

Que plano de segurança?
Cláudio Castro prometeu um plano de segurança em favelas melhor que a UPP. Mas ninguém entendeu nada, não há um único projeto sobre o tema.
Vai ver que se empolgou com os elogios à operação no Jacarezinho.

E para onde vai o Governador?
PP, PL, DEM, ninguém sabe para onde vai Claudio Castro depois que sair do PSC. Já poderia ter uma aposta que nem aquelas da Inglaterra. No momento lidera o PP na casa de apostas, mas o DEM vem subindo nas probabilidades.

O novo calendário de vacinação de Paes
Tem gente dizendo que o prefeito Eduardo Paes (PSD) só lançou o novo calendário de vacinação para que esquecessem o vídeo dele sem máscara em um bar. Se foi mesmo, funcionou.

Mal-agradecido
O Paes afirma que o Picciani foi um marco para a política fluminense. A pergunta que não quer calar: para o bem ou para o mal?
Vale lembrar que Paes só se elegeu em 2008 graças a Picciani e Cabral.

Qual vai ser o fim de Adolfo Konder?
O presidente do Detran, Adolfo Konder, tem feito um excelente trabalho, mas isso não é garantia de ficar no cargo com o governador Claudio Castro só pensando em reeleição. E sem padrinho político, não são poucos os de olho na posição, cheia de verba e com bastante cargo para aliados.

Chilique de Rodrigo Maia
O chilique de Rodrigo Maia com ACM Neto pareceu estratégia para conseguir ser expulso do DEM e não correr risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Mas foi descompasso mesmo, há quem esteja preocupado com a saúde mental do ex-todo poderoso da República.

Parece Xenofobia
Na briga com Neto, ex-prefeito da Bahia, Maia o chamou de malandro baiano. Parece xeonofobia, e foi.

Cesar Maia vice de Marcelo Freixo
Em 2008 a Clarissa Garotinho foi vice de Rodrigo Maia para prefeito do Rio. Parece que querem repetir a dose de juntar a impopularidade, vem sendo aventada a possibilidade de Marcelo Freixo governador e Cesar Maia de vice.
Maia não perde nada com isso, pelo menos, continua vereador. Já Freixo…

De olho na Phábrika
Antes abandonado há quase 20 anos, um prédio da Fundação Leão XIII na Fazenda Botafogo foi cedido há 4 anos para a obra social de um casal local. Com esforço e apoio da comunidade, reformaram tudo e transformaram o espaço numa referência: distribuição de cestas básicas, aulas de inglês e balé pra crianças carentes e outras coisas. Agora que a coisa está andando e virou referência, não falta político olhudo local querendo tomar o prédio e entregar na mão de associações locais, e muitas delas flertam com o narcotráfico.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A Semana na Política do Rio de Janeiro em notas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui