TIM vai instalar mais duas usinas solares no estado, em Três Rios e Vassouras

Através das usinas a empresa foi capaz de alcançar 100% de consumo de energia limpa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Teletime

A operadora TIM alcançou a marca de 100% de energia limpa em seu consumo total, fruto das suas usinas — que já são 46, espalhadas por 19 estados do país e no Distrito Federal —, aquisição no mercado livre e compra de certificados de energia renovável. É um grande passo para o projeto de geração distribuída de energia da empresa.

A companhia também formalizou novas parcerias e, até o fim de 2022, deve chegar a 77 plantas de energia para consumo próprio, com geração de 38,2GWh mensais, o suficiente para abastecer 19 mil antenas. A maior parte será de energia solar (65) e as demais terão fontes hídricas (7), de biogás (3) e de gás natural (2). No Estado do Rio de Janeiro, que já conta com duas usinas solares em Seropédica, no Grande Rio, serão instaladas duas unidades em Três Rios e Vassouras, na Região do Médio Paraíba.

A marca de 100% de energia limpa foi possibilitada pela aquisição de certificados de energia renovável. Cada certificado garante que 1MWh foi injetado no sistema interligado nacional a partir de uma fonte de geração de energia renovável. Ou seja, é uma forma de compensar o consumo proveniente de fontes não renováveis, garantindo que o sistema como um todo está sendo cada vez mais abastecidos de energia limpa.

Recentemente, a companhia instalou a primeira antena movida por energia eólica. Instalada no balneário de Pipa, no Rio Grande do Norte, tem pás no seu topo para captação e geração de eletricidade a partir do vento, com movimento mais silencioso e eficiente, além causar menor impacto visual.

Advertisement

Essas iniciativas, além de fomentarem o uso de energia limpa, contribuem na inclusão digital da sociedade, permitindo que a rede 4G e, consequentemente, o acesso à internet pelo celular cheguem a regiões mais isoladas e sem energia elétrica disponível.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TIM vai instalar mais duas usinas solares no estado, em Três Rios e Vassouras
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui