A torre inacabada da Barra da Tijuca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Em uma das regiões mais caras e desejadas da cidade do Rio de Janeiro, existe um prédio que começou a ser construído há décadas e segue inacabado. A Torre H, ou Torre Abraham Lincoln, é um ícone da Barra da Tijuca.

No fim dos anos 1960, com o lançamento do Plano Piloto da Barra da Tijuca, idealizado por Lúcio Costa, foi criado um projeto de construção de residências, lojas e escritórios na Barra batizado de Athaydeville, em homenagem a Múcio Athayde, fundador da Desenvolvimento Engenharia.

[iframe width=”100%” height=”90″ src=”https://diariodorio.com/wp-content/uploads/2015/05/superbanner_66anos.swf-3.html”]
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis contribui para a valorização da cultura carioca

Esse projeto contava com 76 torres residenciais cilíndricas de 36 andares, projetadas por Oscar Niemeyer, combinadas com áreas de comércio, lazer e serviços. O cronograma original previa a inauguração das primeiras unidades em 1974, e todas as obras estariam concluídas em 1980“, conta Rafael Bokor, fundador da página Rio – Casas & Prédios Antigos.

Advertisement

AB 2 A torre inacabada da Barra da Tijuca

As obras da Torre Abraham Lincoln, iniciadas em 1970, foram paralisadas em 1972 por falhas na integridade estrutural, sendo reiniciadas mais tarde, já sem o comando de Lúcio Costa, que havia se desligado do projeto.

No final dos anos 1970, o empreendimento foi reformulado e reduzido para apenas quatro torres, mas continuou o empasse em torno da viabilidade do projeto.

Em 1984, uma comissão especial de inquérito da Câmara Municipal do Rio chegou a recomendar à prefeitura que não renovasse licenças para construção de novas torres no Athaydeville diante de irregularidades no pagamento de impostos“, destaca Bokor.

Neste mesmo ano de 1984, as obras da Torre H foram definitivamente paralisadas e nunca concluídas.

AB 3 A torre inacabada da Barra da Tijuca

Dessas quatro torres a que o projeto de 76 edifícios cilíndricos foi reduzido, três foram erguidas e duas entregues.

A Torre Ernest Hemingway, localizada na Avenida Sernambetiba, 3400, construída entre 1973 e 1978, e inaugurada em 1994 e a Torre Charles de Gaulle (conhecida como Torre A), localizada na Avenida das Américas, 1245, construída entre 1974 e 1990, foram entregues a seus compradores. A terceira é a Torre H.

Em 2004, por alguns dias, a Torre H foi ocupada por um grupo de sem teto.

AB 4 A torre inacabada da Barra da Tijuca

A crise da invasão acelerou o processo de falência da Desenvolvimento Engenharia, decretada no ano seguinte. Quase 200 apartamentos da Torre H foram levados a leilão em 2007, e a Associação de Adquirentes da Torre H, liderada pelo Sr. Heraldo José da Silva, decidiu completar as obras com recursos próprios. Só que existe uma disputa judicial entre a Massa Falida da Desenvolvimento Engenharia e os proprietários que fazem parte da Associação que impede o andamento das obras“, informa Rafael Bokor.

Atualmente, ninguém pode mexer no prédio. Enquanto isso, a Torre H, ou Abraham Lincoln, segue se deteriorando.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp A torre inacabada da Barra da Tijuca
Advertisement

19 COMENTÁRIOS

    • Veja o exemplo do Hotel Glória, dos prédios do Morro da Viúva, e tantos outros, bem mais antigos que a Torre. A Torre está em excelentes condições, tendo sido sempre cuidada, primeiro pela associação de adquirentes e agora que condomínio que se instalou. A engenharia estrutural da Torre, com 3 cilindros justapostos de concreto maciço do subsolo ao coroamento, torna-a um dos 3 predíos mais resistentes da cidade. Ninguém seria leviano de tocar à frente um empreendimento dessa envergadura, com investimento de dezenas de milhões de reais, sem todos os estudos e precauções cabiveis. Tem razão o João Daniel

  1. Comprei um apartamento na Torre H em 1974, estou curioso para saber se há esperança de reaver o meu dinheiro investido, só o terreno vale uma boa fortuna,
    Napoleão Chiamulera, Rua Camões 2290, Bairro Hugo Lange, Curitiba, Oficial de Marinha, Turma 1975

  2. Deveriam terminar ou explodir essa torre! Achava que ela tinha uns 30 anos e tem uns 50 ?
    Com tanto tempo de abandono, qualquer dia cai na cabeça de quem mora ao lado, ninguém leva nada judicialmente e ainda se causa uma tragédia

  3. Deveriam terminar ou explodir essa torre! Achava que ela tinha uns 30 anos e tem uns 50 ?
    Com tanto tempo de abandono, qualquer dia cai na cabeça de quem mora ao lado, ninguém leva nada judicialmente e ainda se causa uma tragédia

  4. A obra com certeza é irregular. Neste momento estou observando da minha janela e estão jogando entulhos pela janela! Já fiz a denúncia na prefeitura. Vamos todos denunciar!

  5. Também estou com o mesmo receio. Moro em frente a torre e da minha janela eu vejo a obra. Já procurei placa com informações sobre o responsável técnico pela obra, mas parece que não há. Também temo pela segurança dos trabalhadores. Não vejo muitos equipamentos de proteção individual/coletiva apesar do trabalho em altura, ferramentas pesadas, objetos cortantes e muita poeira. Já liguei para o CREA/RJ e podemos fazer uma denúncia anônima ou não pelo site http://www.crea-rj.org.br; “serviços on line clique aqui”; ícone “denúncia”.

  6. Não vamos viver na insegurança.
    Atitude.
    Liguemos todos p 1746 para denunciar a obra sem informação técnica da mesma e pedir fiscalização e informação pelos órgãos competentes.
    Eu liguei, eles pedem o endereço.
    Av das Américas 1245

  7. Também moro em frente.
    Ao perceber q está em obras, verifiquei q não há informações técnicas sobre a mesma.
    Quem pode nos garantir segurança, depois de tanto tempo abandonada?

      • Tem fundamento sim. A torre foi comprada e já estão fazendo algumas obras de estrutura nela antes do lançamento oficial. Pelo que fiquei sabendo a fachada será toda de vidro, como a da praia. Eu moro em frente a essa torre, e do meu apto vejo as obras todos os dias.

        • Romulo, também moro em frente a essa torre e estou vendo algumas obras recentemente. Confesso que estou com medo dessa torre cair, já que estamos passando por um período de fortes chuvas. Seria isso possível?

        • Romulo, também moro em frente a essa torre e vejo algumas obras que estão acontecendo. Confesso que estou com medo da torre cair, já que estamos passando por um período de fortes ventos e chuvas. Seria isso possível?

      • Romulo,
        Onde posso confirmar essa informacao?
        Sabe quem comprou a torre?
        Existe um terreno vazio que da para a Av. das Americas em frente da torre que esta sendo reformada . Seria esse o local de construcao do predio de 12 andares?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui