A Águas do Rio informou que o reparo na rede de distribuição de água na Avenida Francisco Bicalho, na Região Portuária do Rio, foi concluído na noite de quinta-feira (28/11). O incidente havia afetado o abastecimento em diversas localidades, incluindo a Grande Tijuca, Centro e partes da Zona Sul. A concessionária declarou que, na manhã desta sexta-feira (29/11), o fornecimento de água está em processo de normalização nessas regiões.
Regiões impactadas
O abastecimento está sendo gradualmente recuperado nas seguintes áreas:
- Grande Tijuca: Andaraí, Maracanã, Praça da Bandeira, Rio Comprido, Tijuca e Vila Isabel.
- Centro e Zona Sul: Bairro de Fátima, Botafogo, Catete, Catumbi, Cosme Velho, Flamengo (partes), Gamboa, Glória (partes), Laranjeiras, Leme, Santa Teresa, Saúde e Urca (partes).
Além dessas localidades, a recuperação está em andamento na Zona Norte e demais áreas da Zona Sul, assim como nos municípios da Baixada Fluminense, incluindo Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti. Essas regiões foram afetadas após a paralisação do Sistema Guandu, que passou por manutenção preventiva da Cedae na terça-feira (26/11).
Recuperação e orientações
A Águas do Rio esclareceu que o processo de regularização do abastecimento ocorre de maneira gradativa, podendo levar até 72 horas ou mais em áreas elevadas, nas pontas das redes de distribuição e em locais onde ocorrências sejam registradas durante o período.
Até que o fornecimento esteja totalmente restabelecido, a concessionária recomenda:
- Uso racional de água: Priorizar o consumo das cisternas e caixas d’água para atividades essenciais e adiar tarefas que demandem alto consumo.
- Abastecimento alternativo: Caminhões-pipa estão sendo disponibilizados, com prioridade para unidades de saúde, como hospitais e clínicas.
Contato para informações
A concessionária mantém o atendimento aos clientes pelo telefone 0800 195 0 195, que está disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Gostaria de saber em que país do mundo se realiza manutenção da rede de abastecimento em meio à onda de calor em plena primavera ou verão(??) Ah, no Brasil… Mas só quando falta luz por dias que buscam multar as concessionárias… quando é água, não…