Abrasce contraria decreto de Witzel e quer shoppings funcionando de 12h às 20h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Shoppings do Rio contam com ofertas exclusivas para atrair os clientes

Contrariando o decreto com medidas de enfrentamento ao novo Coronavirus, publicado nesta terça-feira (17/03) pelo governador do RJ, Wilson Witzel, a Associação Brasileira de Shoppings Centers (ABRASCE) emitiu um comunicado, assinando pelo presidente da entidade, Glauco Humai, no qual recomenda que os centros comercias a ela associados, e que estejam localizados em áreas com casos confirmados da Covid-19, passem a funcionar no horário de 12h às 20h, partir de quarta-feira (18/03).

A decisão da Abrasce gera polêmica, uma vez que o governador do Rio de Janeiro pediu que os shoppings e centros comerciais de todo estado fossem fechados para evitar aglomerações. Com exceção de supermercados, farmácias e serviços de saúde.

Na nota publicada pela Abrasce, a associação diz que “os complexos comerciais situados em regiões que não tiverem nenhum caso confirmado monitorem a evolução do assunto e compartilhem as informações“.

O texto justifica a decisão informando que “tais medidas atendem a solicitação dos lojistas e está alinhada com a recomendação do Poder Público para redução de circulação de pessoas, sem, todavia, paralisar totalmente as atividades econômicas

Advertisement

Especialistas em saúde de todo Brasil dizem que uma das medidas mais eficazes no combate a proliferação do Coronavírus é a de justamente evitar aglomerações.

Pelo o que estamos vendo, cada pessoa que carrega o vírus é capaz de transmiti-lo para algo entre três e sete pessoas. Um número maior do que as pesquisas inciais apontavam no momento. é muito importante tentar baixar essa média. E o elemento que mais estimula essa transmissão é a proximidade e aglomeração de pessoas“, explica o virologista Alfredo Perí.

Ao longo dos últimos dias, autoridades do Poder Público, profissionais de saúde e grande parte da sociedade tem voltado suas atenções para tentar conter o avanço do Coronavírus em todo país.

Esses esforços já resultaram na suspensão de aulas, fechamentos de bares, restaurantes, teatros, cinemas, academias e no cancelamento de diversos eventos. A recomendação do Ministério da Saúde é de que as pessoas evitem sair de casa.

Confira a nota da Abrasce na íntegra:

A Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE) informa que, atenta e preocupada com os riscos à saúde, por meio de diálogo frequente e em cooperação com as diretrizes do Poder Público no combate ao Coronavírus (COVID-19), recomenda aos seus associados com empreendimentos localizados em áreas com casos confirmados, que funcionem, a partir de quarta-feira (18/03), em horário reduzido, das 12h00 às 20h00, observando-se as regras contratuais aplicáveis.

Solicitamos que os shoppings localizados em áreas que não tiveram nenhum caso confirmado monitorem a evolução do assunto e compartilhem as informações. Tal medida atende a solicitação dos lojistas e está alinhada com a recomendação do Poder Público para a redução de circulação de pessoas sem, todavia, paralisar totalmente as atividades econômicas, em especial os serviços de utilidade pública em funcionamento, como bancos, farmácias, laboratórios e supermercados, por exemplo.

A Associação entende que tais medidas, somadas às ações preventivas individuais, tais como higienização das mãos, cuidados redobrados com a limpeza e espaçamento de mesas nos locais de alimentação, colaboram com os esforços de combate à epidemia do Novo Coronavírus (COVID-19). A ABRASCE, desde o início das primeiras notícias relacionadas à disseminação do Novo Coronavírus (COVID-19), acompanha de forma atenta a evolução do tema e seguirá atuando para ajudar o país a passar por este momento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Abrasce contraria decreto de Witzel e quer shoppings funcionando de 12h às 20h
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui