Abril de 2022 supera em 14,8% o de 2021 no índice de Renda Atual

O Instituto Rio21 analisou dados representados em índices: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Acesso ao crédito, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

O Instituto Rio21 analisou dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mais especificamente da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de abril deste ano. A pesquisa é realizada a nível nacional e coleta informações que são representadas em índices: Emprego Atual, Perspectiva Profissional, Renda Atual, Acesso ao crédito, Nível de Consumo Atual, Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis.

A média desses índices é justamente a Intenção de Consumo das Famílias. O gráfico a seguir mapeia a evolução do Índice de Emprego Atual a cada mês no período de um ano, entre abril de 2021 e abril de 2022:

image 30 Abril de 2022 supera em 14,8% o de 2021 no índice de Renda Atual
Evolução do índice de Emprego Atual entre abril de 2021 e abril de 2022. Fonte: CNC. Elaboração: Instituto Rio21.

O índice apresenta clara tendência de crescimento pelo menos desde agosto do ano passado. Em abril do ano passado, o índice registrava um valor de 88,9 e se manteve em patamares inferiores nos quatro meses seguintes. Foi só em agosto que o índice voltou a crescer e se manteve nesse ritmo sem interrupções até agora.

Em comparação com o mesmo mês no ano anterior, abril de 2022 contou com um aumento de 17%. Vejamos a seguir como o índice de Renda Atual se comportou no mesmo período:

Advertisement
image 31 Abril de 2022 supera em 14,8% o de 2021 no índice de Renda Atual
Evolução do índice de Renda Atual entre abril de 2021 e abril de 2022. Fonte: CNC. Elaboração: Instituto Rio21.

O índice de Renda Atual também apresenta tendência de crescimento. Esse crescimento, no entanto, começa um mês antes do índice de Emprego Atual, em julho. Além disso, note que esse índice, apesar de ter apresentado valores maiores ao longo dos meses, ainda apresenta números razoavelmente menores que o apresentado anteriormente. Note, por exemplo, que abril de 2022 está associado a um valor somente 14,8% maior que aquele registrado em abril de 2021.

Finalmente, verificamos como se comportou o índice de Perspectiva Profissional:

image 32 Abril de 2022 supera em 14,8% o de 2021 no índice de Renda Atual
Evolução do índice de Perspectiva Profissional entre abril de 2021 e abril de 2022. Fonte: CNC. Elaboração: Instituto Rio21.

Em comparação com abril de 2021, o mês de maio daquele ano registrou uma queda relativamente brusca no índice, que também diminuiu em junho. Depois disso, segue novamente a tendência de crescimento dos outros índices analisados, em especial entre dezembro do ano passado e o mês de abril deste ano, quando o acréscimo foi bastante acelerado. Este é o índice que registra menor diferença entre abril de 2022 e abril de 2021, com uma vantagem para o atual de 12,4%.

De modo geral, a análise verifica informações que impactam direta e positivamente, pelo menos nos últimos meses, no poder de compra dos consumidores, bem como na forma como estão posicionados frente ao mercado.

Nesse sentido, o Instituto Rio21, em parceria com o Diário do Rio, está realizando uma pesquisa com o objetivo de conhecer os hábitos de consumo dos cariocas.

A pesquisa é anônima e a sua opinião é muito importante. O questionário tem duração de no máximo 3 minutos. Para acessá-lo e participar da pesquisa, clique aqui. Muito obrigado!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Abril de 2022 supera em 14,8% o de 2021 no índice de Renda Atual
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui