Acabaram as férias da imprensa com Sergio Cabral?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

sergio cabral thumb Acabaram as férias da imprensa com Sergio Cabral? Todo o governante quando assume o mandato ganha umas férias da imprensa e da oposição. Ele chega com o poder dado pelo povo a muito pouco tempo, popularidade alta e aí qualquer absurdo que falar passa em branco. Mas aos poucos a tolerância vai diminuindo, diminuindo, até ir para o estado normal da relação imprensa x governante.

O governador Sergio Cabral Filho, teve um período de férias bem maior, seu pai é o sambista Sergio Cabral, envolvido com toda a intelectualidade carioca. Cabral Pai tem toda a liberdade para chegar para um, por exemplo, Jaguar se falar mal de seu filho e falar: "Pô cara, ele é meu filho, você pegou ele no colo", e aí fica mais difícil falar contra o filho do parceirão.

Só que Cabral tem dado algumas declarações que ficam no nível do absurdo, primeiro foi aquela de que ia renunciar para se candidatar a prefeitura do Rio, já que não queria que as boas relações com Lula se estremecessem. Até onde sei, os dois principais candidatos de Lula perderam no estado (Vladimir Palmeira e Crivella) e Cabral só passou a apoiá-lo no 2o turno, antes ficou em cima do muro.

Entretanto, como já disse semana passada aqui no Diário do Rio, ao defender o aborto como forma de diminuir criminaldiade, levou a imprensa a ficar diretamente contra Cabral. Afinal, você pode até ser favorável ao aborto, mas nunca a uma declaração desta: "Tem tudo a ver com violência. Você pega o número de filhos por mãe na Lagoa Rodrigo de Freitas, Tijuca, Méier e Copacabana, é padrão sueco. Agora, pega na Rocinha. É padrão Zâmbia, Gabão. Isso é uma fábrica de produzir marginal". Essa é uma declaração que não cabe a um filho de sambista.

Advertisement

Primeiro foi um editorial no Estado de São Paulo, ontem houve um belíssimo artigo do Elio Gaspari, onde cito aqui o trecho inicial:

QUANDO O GOVERNADOR Sérgio Cabral usou o trabalho do economista Steven Levitt ("Freakonomics") para defender o aborto como política de segurança pública, dizendo que a favela da Rocinha "é uma fábrica de produzir marginal", juntou, num só "bonde", oportunismo, impostura e ignorância.

Cabral é oportunista porque, em setembro de 1996, quando era candidato a prefeito do Rio, descascou seu adversário, Luiz Paulo Conde, por defender o aborto. Nas suas palavras: "Conde foi leviano. O que o Rio precisa é melhorar o atendimento na saúde". Continua oportunista ao tentar reescrever o que disse ao repórter Aluizio Freire, do portal G1, onde sua entrevista está conservada na íntegra.

Agora veremos menos elogios a Cabral e menos tolerância, as férias acabaram. Inclusive, já vi um blog falando mal de Cabral, mas pessoalmente não gosto deste tipo de blog ou site, mal humorados demais…

P.S.: vou evitar tocar neste assunto de novo, mas foi que a declaração me irritou bastante.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Acabaram as férias da imprensa com Sergio Cabral?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui