Academia Brasileira de Letras disponibiliza seu acervo de arte online

A instituição considerou que o quadro de emergência sanitária era o momento oportuno para o lançamento do acervo online

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Nesta quinta-feira (15/04), a Academia Brasileira de Letras abriu ao público o acesso virtual ao seu acervo, com mais de 200 itens disponibilizados digitalmente.ebc Academia Brasileira de Letras disponibiliza seu acervo de arte onlineebc Academia Brasileira de Letras disponibiliza seu acervo de arte online A instituição considerou que o quadro de emergência sanitária causado pela pandemia de Covid-19, no qual a internet ganhou um papel importante, era o momento oportuno para o lançamento do acervo online.

As coleções já disponibilizadas virtualmente trazem exemplares de diversos artistas da história da arte brasileira. A coleção de pintura, com mais de 100 itens, conta com exemplares de Portinari, Dimitri Ismailovitch e Rodrigo Soares. Já a coleção de escultura tem obras de Rodolfo Bernardelli, Bruno Giorgi e Celso Antônio de Menezes, dentre 140 peças.

Os itens serão acrescentados aos poucos ao site, já que o acervo é grande. A coleção de mobiliário, que será disponibilizada em breve, totaliza mais de 400 unidades. Cada peça pertenceu a algum acadêmico, desde o fundador da ABL, Machado de Assis.

Além do acervo museológico, é possível também fazer consultas aos acervos arquivístico e bibliográfico da ABL. De acordo com a academia, o projeto se junta a todos os outros que estão disponíveis no portal da casa e que vão desde a acessibilidade até a tradução automática para mais de 100 idiomas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Academia Brasileira de Letras disponibiliza seu acervo de arte online
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Academia Brasileira de Letras disponibiliza seu acervo de arte online
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui