Uma academia foi interditada e outras quatro foram autuadas durante uma operação de fiscalização realizada nesta quinta-feira (13) pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) e pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF1). A ação ocorreu nos bairros da Tijuca, Campo Grande e Bangu, após denúncias feitas por consumidores por meio dos canais oficiais dos órgãos. Os estabelecimentos notificados terão 15 dias para apresentar defesa.
O local interditado não possuía um responsável técnico habilitado, profissional essencial para garantir que as academias sigam normas técnicas, sanitárias e de segurança, além de zelar pela qualidade dos serviços oferecidos. Já nos estabelecimentos autuados, foram encontradas irregularidades, como falhas na informação dos preços. Em alguns casos, o cartaz informativo exibia um valor de mensalidade maior do que o valor cobrado à vista, o que configura infração.
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, ressaltou que a fiscalização busca assegurar a segurança e o bem-estar dos consumidores. “Garantir a qualidade dos serviços, cumprir as normas legais e estabelecer diretrizes para evitar lesões e acidentes dos alunos são deveres das academias. Estamos fiscalizando e continuaremos a atuar para garantir que todos os direitos dos consumidores sejam respeitados”, afirmou.
Na semana passada, a SEDCON e o PROCON-RJ já haviam interditado parcialmente uma academia em Nova Iguaçu por não oferecer ventilação adequada, seja natural ou artificial. Segundo Gutemberg Fonseca, a climatização dos espaços é fundamental, principalmente em períodos de calor intenso. “Com as altas temperaturas, é essencial que as academias garantam ventilação e climatização adequadas para o conforto e a saúde dos consumidores. Caso contrário, serão autuadas e, se necessário, interditadas até que regularizem a situação”, destacou.
Consumidores que desejarem registrar reclamações ou denúncias podem entrar em contato pelos canais oficiais do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.
Nunca frequentei essa rede de academia. O “barato” sai caro ne. As pessoas contribuem. aceitando pagar para ter um serviço ruim! A academia do meu bairro pago e uso sem problemas. Ar ok, sala ok, etc
Bangu e Campo Grande são Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Que informação irrelevante. O nome do blog é Diário do Rio, portanto dirigido a população do Estado.