Academias do Rio terão alvará de funcionamento suspenso caso professores atuem sem registro profissional

Nova lei municipal impõe ainda que, em caso de reincidência, estabelecimento terá o alvará cassado definitivamente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de academia no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/Internet

Na última quinta-feira (05/05), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, por meio de seu presidente, vereador Carlo Caiado, promulgou uma lei que autoriza a suspensão temporária do alvará de funcionamento de academias de ginástica e estabelecimentos similares da capital fluminense que tenham em seus respectivos quadros de funcionários professores sem o devido registro no Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (CREF1).

A lei complementar 249/2022, de autoria dos vereadores Marcelo Diniz (Solidariedade) e Felipe Michel (Progressistas), estabelece que, após o Poder Executivo carioca obter a informação sobre a infração, será instaurado processo administrativo, que deverá ser finalizado em um prazo máximo de 60 dias.

Ele deve assegurar ampla defesa ao estabelecimento acusado, permanecendo o mesmo interditado cautelarmente nesse período, desde a constatação da infração até a conclusão do processo administrativo. Em caso de reincidência, o alvará de funcionamento do local infrator será cassado de forma definitiva.

”A oferta de mão de obra não capacitada desequilibra a concorrência e coloca em risco a população. Os estabelecimentos de ginástica têm por obrigação contratar profissionais com o devido registro no órgão de classe, ao invés de contratar mão de obra mais barata e não autorizada”, disseram Marcelo e Felipe em sua justificativa conjunta para a medida.

Advertisement

Vale ressaltar que, antes de ser promulgada pela Câmara, a lei não havia sido aprovada pela Prefeitura do Rio, mas os vereadores conseguiram derrubar o veto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Academias do Rio terão alvará de funcionamento suspenso caso professores atuem sem registro profissional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui