Acesso indevido às pistas exclusivas do BRT Rio provocou 130 colisões em 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação de um acidente ocorrido com o BRT

O acidente causado por um veículo de passeio que invadiu a calha exclusiva do BRT, causando a morte de uma passageira e deixando cerca de 40 pessoas feridas, não foi um caso isolado. Diariamente, os articulados do BRT Rio enfrentam o desafio de ter a pista exclusiva invadida por outros veículos. E o resultado dessa infração é preocupante: somente em 2020 houve 130 colisões com carros e motos.  

Apesar de trafegar em velocidade inferior àquelas verificadas nas faixas para automóveis e ônibus urbanos, um articulado de 15 toneladas precisa de mais tempo e espaço para realizar a frenagem total, o que torna qualquer invasão nas pistas exclusivas ainda mais perigosa.

Além do risco à vida das pessoas, os constantes acidentes impactam no planejamento e nos intervalos entre os serviços, afetando a operação com desvios, por exemplo. Nessas situações os articulados são obrigados a circular momentaneamente fora da sua pista, o que acarreta a diminuição da velocidade e a dependência do fluxo do tráfego fora da calha.

O BRT Rio informa que faz campanhas permanentes em suas redes sociais alertando para os perigos da invasão à pista exclusiva e da conversão proibida, e reitera a conscientização necessária por parte de todos – motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para evitar esse tipo de acidente. 

Advertisement

Em nota, Prefeitura do Rio lamentou o acidente ocorrido com o ônibus do BRT no corredor Transoeste, nesta quarta-feira (10/03), solidarizando-se com as famílias das vítimas e informa que acompanhará de perto as investigações sobre as causas do ocorrido.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que, até o momento, 34 acidentados foram encaminhados para hospitais municipais e estaduais. O Corpo de Bombeiros confirmou uma morte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Acesso indevido às pistas exclusivas do BRT Rio provocou 130 colisões em 2020
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui