Mais um acidente no BRT causado por um motorista fazendo besteira. De acordo com a Equipe de Intervenção da Prefeitura no BRT, um carro provocou um acidente com um BRT após fazer uma conversão proibida próximo à estação Pontões/Barra Sul, no corredor Transoeste, sentido Alvorada, no início da noite desta terça-feira. Com o impacto, o mesmo carro de passeio acabou se chocando com outro na pista de rolamento. Não houve feridos. Depois do acidente, o motorista que causou as colisões deixou o local sem esperar a chegada da polícia.

Na última quinta-feira, dia 24, outro BRT foi tirado de operação por causa da conversão proibida de um carro de passeio. Desde janeiro, já foram mais de 60 acidentes com articulados provocados por motoristas que insistem em retornos improvisados, em vez de usarem as pistas laterais e respeitarem os sinais de trânsito.

Uma batida “leve” pode deixar um articulado sem circular por um dia. Se o acidente for mais grave, esse tempo aumenta para cerca de uma semana. Os trechos onde são registrados mais infrações são do Terminal Alvorada até o Pontal e em todo o corredor Transcarioca.

Além do risco à vida das pessoas, os constantes acidentes impactam no planejamento e nos intervalos entre os serviços, afetando a operação com desvios, por exemplo. Nessas situações os articulados são obrigados a circular momentaneamente fora da sua pista, o que acarreta a diminuição da velocidade e a dependência do fluxo do tráfego fora da calha.

O BRT Rio faz campanhas permanentes em suas redes sociais alertando para os perigos da invasão à pista exclusiva e da conversão proibida, e reitera a conscientização necessária por parte de todos – motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres – para evitar esse tipo de acidente.

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui