Ações de solidariedade se tornam serviços essenciais no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O governo do Rio de Janeiro sancionou nesta quinta-feira, 30/07, o projeto de lei da deputada Dani Monteiro (Psol) que estabelece as ações de solidariedade como serviço essencial durante a pandemia pelo novo coronavírus.

A partir de agora, de acordo com a Lei nº 8951, a entrega de cestas básicas, kits de higiene, água, gás, cartões de alimentação, roupas, cobertores e sanitarização passam a constar na lista dos serviços considerados essenciais enquanto durar o estado de calamidade no Rio de Janeiro.

É notório que as famílias que vivem nas favelas e periferias são as mais castigadas pelo avanço do coronavírus no Rio de Janeiro. O estado deveria garantir renda para que essas populações, minimamente, consigam passar por esse período de restrições sem fome. Se a defesa da vida não é política de Estado, as ações de solidariedade tornam-se essenciais para a manutenção dessas vidas. Mas precisamos dar garantias para que essa ajuda chegue ao seu destino em segurança. Com a lei, esperamos que ao menos seja garantida a estrutura para a favela organizada que atua nos territórios e que nenhuma operação policial interrompa e coloque em risco a vida de moradores e voluntários”, justifica a parlamentar.

Ainda segundo o projeto, as ações dos coletivos comunitários e organizações da sociedade civil devem ser comunicadas à Secretaria de Assistência Social e deverão seguir todos os protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19, com a obrigatoriedade do uso de máscara e de equipamentos de proteção individual pelos voluntários e população beneficiada.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ações de solidariedade se tornam serviços essenciais no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui