Ações do programa ‘Favela com Dignidade’ chegam ao Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes

Iniciativa integrada contará com serviços e atividades para moradores da região, das 9h às 15h na Rua HW 19, próxima à Associação de Moradores da Vila da Amizade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O Favela com Dignidade já promoveu 27 ações comunitárias conjuntas, com mais de 41 mil atendimentos. Reprodução: Divulgação/Prefeitura do Rio.

Neste fim de semana (29), a Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Ação Comunitária, promove o programa Favela com Dignidade no Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade. A iniciativa integrada contará com a participação de secretarias e órgãos municipais e estaduais, realizando atividades das 9h às 15h na Rua HW 19, próxima à Associação de Moradores da Vila da Amizade.

“O Favela com Dignidade facilita o acesso da população aos principais serviços prestados pela prefeitura para melhorar as condições de vida em favelas e comunidades”, afirma a secretária de Ação Comunitária, Marlí Peçanha.

Além dos serviços que serão oferecidos durante a ação comunitária, a prefeitura já implementou diversas intervenções para melhorar a qualidade de vida na região. Isso inclui a manutenção do sistema de iluminação, a operação caça-fios para remover fios soltos e sem uso, a reposição de asfalto, a instalação de placas de estacionamento, a pintura de quebra-molas, a desobstrução de bueiros com substituição de tampas, além da limpeza de ruas e capina. Esses trabalhos estão sendo executados pela Rioluz, Secretaria Municipal de Conservação, CET-Rio e Comlurb.

Implantado em 2021, a iniciativa já promoveu 27 ações comunitárias conjuntas, com mais de 41 mil atendimentos diretos.

Serviços que serão oferecidos:

  • Secretaria de Saúde – Vacinação contra covid 19, Influenza, Hepatite B e dT (Difteria e tétano), orientações com a equipe de saúde bucal sobre a higiene oral, divulgação e orientação sobre os males do tabagismo, orientações sobre os cuidados para prevenção de arboviroses (dengue, zika, chikungunya), saúde da mulher, planejamento familiar, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos masculino e feminino.
  • Secretaria de Habitação – Inscrições no Programa Minha Casa Minha Vida.
  • Secretaria de Assistência Social – Atendimento técnico com orientações para o acesso a programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Orientações para agendamento do Cadastro Único e consulta ao número do NIS.
  • Secretaria de Educação – Oferta de vagas em creches, Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) e em escolas, além de vagas para o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). Orientações sobre matrícula e sobre o acompanhamento pedagógico dos alunos da rede, busca ativa de alunos, oficina de leitura e contação de histórias.
  • Secretaria de Cidadania | Procon Carioca – Atendimento ao consumidor: reclamações de consumo por cobranças indevidas, produtos com defeitos, renegociação de dívidas, serviços com má qualidade e demais problemas de consumo.
  • Fundação Leão XIII – Isenção para a 2ª via de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento. Habilitação para casamento comunitário.
  • Secretaria da Mulher – Serviços de extensão de cílios e oficina de confecção de bijuterias
  • Secretaria de Cultura – Contação de histórias, jogos lúdicos, colagens, pinturas e espaço de leitura (disponibilidade de libras)
  • Secretaria de Ciência e Tecnologia – Dia da Cidadania Digital: auxílio para a população buscar serviços e direitos na internet, além de plataformas como o portal Gov.br.
  • Secretaria de Transportes – Informações sobre obtenção de cartão de idoso, de pessoas com deficiência e demais consultas, além de orientação sobre os transportes na região.
  • Secretaria de Esportes – Aulão de Zumba.
  • Secretaria da Pessoa com Deficiência – Orientação sobre os direitos das pessoas com deficiência e divulgação dos serviços realizados nos Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência.
  • Fundação Parques e Jardins – Distribuição de mudas de plantas e orientações sobre como preservá-las.
  • IplanRio – Suporte de TI para os órgãos que participarão do evento.
  • CET-Rio – Distribuição de material educativo e realização de jogos infantis.
  • Defesa Civil– Orientações sobre casas seguras e sobre o agendamento de vistorias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Ações do programa 'Favela com Dignidade' chegam ao Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui