Aeroporto Santos Dumont e Galeão serão leiloados juntos em 2023

O adiamento do leilão do Santos Dumont ocorreu depois que a empresa Changi, que controla a concessionária que administra o Galeão, decidiu deixar a concessão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio - Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (10/02), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou que o Aeroporto Santos Dumont será leiloado junto com o Aeroporto Internacional do Galeão no segundo semestre de 2023. Ele conformou que o Santos Dumont não fará parte da 7ª Rodada de Licitações de aeroportos, que acontece neste ano.ebc Aeroporto Santos Dumont e Galeão serão leiloados juntos em 2023ebc Aeroporto Santos Dumont e Galeão serão leiloados juntos em 2023

Com a decisão, a 7ª rodada ficou com 15 aeroportos que serão vendidos em três blocos: São Paulo–Mato Grosso do Sul–Pará (lote que inclui o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista e mais oito aeroportos); Rio de Janeiro–Minas Gerais (que ficou apenas com os aeroportos de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Montes Claros, Uberlândia e Uberaba, em Minas Gerais) e Norte 2 (composto pelos aeroportos das capitais Macapá e Belém).

O adiamento do leilão do Santos Dumont ocorreu depois que a empresa Changi, de Cingapura, que controla a concessionária que administra o Galeão, decidiu deixar a concessão. O ministro explicou que a Changi continuará a prestar os serviços no Galeão até o contrato da nova licitação ser assinado. Os outros 49% do Galeão são administrados pela estatal Infraero.

Com o adiamento do leilão do Santos Dumont, o grupo de trabalho do governo federal será encerrado. O grupo discutia o modelo de licitação para o Santos Dumont.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Aeroporto Santos Dumont e Galeão serão leiloados juntos em 2023
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. A única razão pela qual o aeroporto Santos Dumont se tornou um competidor do Galeão é o acesso. Enquanto o Santos Dumont é um aeroporto extraordinariamente bem localizado, no centro da cidade, com um acesso muito fácil e seguro, que até melhorou com o VLT, o Galeão tem um acesso horroroso, por vias congestionadas em muitos horários e perigosas em todos os horários. Apesar de ser pequeno, sem possibilidade de expansão e ter pistas curtíssimas, o Santos Dumont se tornou um competidor perigoso para o Galeão, um aeroporto grande com pistas longas e nem tão longe assim do centro (a distância que separa os dois aeroportos é de menos de 20 km) porque os seus pontos fortes são exatamente os pontos fracos do Galeão.

  2. Agora falta o governo do RJ, tirar do papel pra ontem a linha 6 e linha 5, terminar a linha 4, fechar o anel da linha 1 e completar a linha 2 da Estácio a Praça XV.
    Nossa isso tudo??…isso ai é pra ontem. Coloca dois tatuzão em simultâneo aí, faz parceria com o governo federal q em 4 anos já teremos um grande impulso na mobilidade carioca. O Trecho da linha 6 entre do Galeão até a estação Irajá da linha 2 (Galeão, Fundão, Casa do Marinheiro, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Largo do Bicão e Irajá), já conectaria zona sul e Centro e Barra ao aeroporto diretamente por metrô e com intervalos pequenos em todas as linhas.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui