Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira, 11/03, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, o Embarque +Seguro, uma tecnologia totalmente digital, com uso de reconhecimento facial, e que dispensa a apresentação do cartão de embarque pelos passageiros.

O Embarque +Seguro no Santos Dumont permitirá que a Infraero inicie o ingresso em um grupo de aeroportos que utiliza a tecnologia para agilizar processos de embarque e garantir segurança nos controles que o transporte aéreo exige.

No Santos Dumont, o tempo de checagem por passageiro será de aproximadamente dois segundos e vai dispensar o manuseio de papéis e documentos, uma medida alinhada às melhores práticas de combate à Covid-19, no âmbito do transporte aéreo, e que a Infraero já vem adotando em seus aeroportos.

O projeto Embarque +Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, para tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.

O projeto tem a participação de empresas parceiras, com a colaboração da Infraero e da Azul, o que assegurou o suporte de equipamentos modernos necessários para oferecer o embarque automatizado em portões eletrônicos (e-gates), que será integrado a um sistema nacional que vai permitir checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui