Agência do Bem premia organizações por ações durante a pandemia

Foram selecionadas quatro organizações sociais do Rio de Janeiro para receber o prêmio de R$1.000,00 cada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Inpar distribuindo libros às crianças | Foto: Kyr Lobão

A Agência do Bem, uma das principais ONGs do país, promoveu este ano a primeira edição do prêmio SuperAção, que reconhece o esforço de organizações sociais ao longo da pandemia de Covid-19, diante dos impactos econômicos e sociais trazidos pela doença.

Foram selecionadas quatro organizações sociais do Rio de Janeiro para receber o prêmio de R$1.000,00 cada, além de menção honrosa à ações realizadas para combater ou minimizar os impactos da Covid-19 em comunidades de baixa renda. As ações premiadas estavam incluídas em uma ou mais categorias como inovação, sustentabilidade, formação de parcerias e redes solidárias, e assistência social. Foram mais de 50 inscrições do Rio e de São Paulo.

Entre os contemplados está o Instituto Presbiteriano Álvaro Reis de Assistência à Criança e ao Adolescente – Inpar-, que fica na Cidade de Deus. A instituição apostou na reformulação da feira literária Flinpar, que já existe desde 2015, mas que precisou ser adaptado por conta do surto de Covid-19. Este ano o projeto contou com a ajuda de voluntários e escolas privadas da região, que arrecadaram doações de livros para que estes fossem entregues nas casas de crianças da comunidade por monitores fantasiados de personagens da literatura infantil.

Outra vencedora foi a ação Cozinha Solidária, da Agência Agir e Renovar, da Freguesia. Com o grande aumento do desemprego causado pelas medidas restritivas da pandemia, a fome acabou se tornando uma consequência iminente e fez com que o presidente da instituição e seus alunos do projeto de música tivessem a ideia de distribuir 1.200 refeições mensalmente a moradores de rua.  Os alimentos foram conseguidos através de doações e as famílias dos alunos fizeram as comidas, enquanto a distribuição foi feita pelos franciscanos da Toca de Assis na Freguesia e no Centro.

Advertisement

Já o Lar Cristóvão, do Jardim Sulacap, elaborou protocolos de acompanhamento das famílias, disponibilizaram conteúdos que contribuíram para minimizar os danos e desconfortos causados pelo isolamento. Eles também realizaram acompanhamento das demandas apresentadas pelas famílias durante o desenvolvimento das atividades técnicas e disponibilizaram cópias impressas com orientação profissional para os que não tinham como acessar o material de forma remota. Organizaram ainda campanhas de arrecadação  de alimentos, materiais de higiene e limpeza, doação de máscaras, ovos de páscoa, repelentes, picolés, packs de água, sabonetes, pão de forma, ovos de galinha, álcool 70% e cartão alimentação.

O projeto AMIGAS (Associação de Mulheres de Itaguaí Guerreiras e Articuladoras Sociais), de Itaguaí, apostou na ação “Xô Covid! AMIGAS na Linha de Frente no Combate ao Coronavírus” e conquistou uma menção honrosa. Elas atuaram com ações de cunho humanitário, como ponto de coleta de doações, distribuição de alimentos, cestas básicas, materiais de higiene e limpeza, medicamentos e fraldas.

Para Alan Maia, fundador da Agência do Bem, iniciativas como o prêmio SuperAção são essenciais para fortalecer a população das comunidades e ajudar essas instituições a se manterem em tempos tão difíceis para todos.

A Agência do Bem desenvolve ações de fortalecimento de organizações de base comunitária desde 2012 e já ajudou mais de 800 instituições. Mas esse ano, por conta da pandemia, nós tivemos que nos adaptar para continuar ajudando essas instituições mesmo a distância. Então esse prêmio vai com o objetivo de ajuda-los a se manterem e  investirem nas comunidades mesmo em tempos difíceis”, explica ele.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Agência do Bem premia organizações por ações durante a pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui